Tech Center da Blackberry na Ufal comemora um ano de atividades com muitos resultados positivos

18 jan 2014 - 06:03

O laboratório instalado no Instituto de Computação em parceria com a Blackberry conta com cerca de 25 alunos

Ufal

Integrantes do Tech Center, situado na Universidade Federal de Alagoas

Há pouco mais de um ano, no dia 11 de dezembro de 2012, o auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, estava completamente lotado de estudantes entusiasmados com as possibilidades que estavam surgindo na área de Tecnologia da Informação. Na ocasião, foi lançado o primeiro Centro de Tecnologia da BlackBerry na América Latina, instalado na Universidade Federal de Alagoas. A BlackBerry é uma empresa canadense que produz uma linha de smartphones e tablets, focados no mercado corporativo.

Na solenidade, além de representantes da empresa que vieram dos Estados Unidos e do Canadá, estava presente o representante da BlackBerry no Brasil, Demian Borba, que é ex-aluno do Instituto de Computação da Ufal. Um aluno da Ufal chegar à um alto cargo em uma empresa de tecnologia da informação se tornou um estímulo a mais para os estudantes que estavam participando do lançamento, com muitos projetos para o futuro.

Durante o ano de 2013, o Tech Center da Ufal reuniu uma equipe de professores, sob a coordenação do professor Leandro Salles, e de estudantes de todos os níveis de formação. A Blackberry incentiva a descoberta de novos talentos em desenvolvimento, capazes de contribuir com a elaboração de produtos inovadores, com boa aceitação no mercado, e o Centro de Tecnologia da Ufal está cumprindo o objetivo. “Temos aqui cerca de 25 alunos, entre bolsistas e outros colaboradores voluntários, do início da graduação ao mestrado, e até alguns estudantes do ensino médio”, destacou Leandro.

O coordenador destacou a evolução na produção acadêmica e mercadológica proporcionada pela parceria com a Blackberry. “Estamos produzindo produtos para serem utilizados pela empresa e a experiência de elaboração é compartilhada em forma de artigos científicos, ou seja, é um estímulo para o empreendedorismo e para a formação acadêmica e científica destes alunos”, disse Leandro Salles.

Rodrigo Peixoto, professor que integra a equipe do laboratório, relatou os treinamentos promovidos pela empresa. “Os estudantes participam em reuniões onde o idioma utilizado é o inglês, já que participam pessoas de todas as partes do mundo. Eles discutem projetos reais, voltados para o desenvolvimento de produtos inovadores, e já iniciam a vida acadêmica enfrentado desafios que vão encontrar no mercado de trabalho. Isso é muito importante para a formação deles”, destacou o professor.

Entre os vários produtos desenvolvidos no Tech Center da Blackberry, a equipe destaca a ferramenta de desenvolvimento que atualmente é utilizada nos centros da Balckberry, que teve uma contribuição do grupo da Ufal. “A empresa também criou uma competição entre os quatro centros hoje existentes no Brasil, para a criação de jogos para a plataforma da Blackberry, e nós apresentamos 160 propostas. Além disso, temos um aplicativo para Fitness, para o smartphone, com contagem de passos e definição de objetivos, que está sendo muito bem aceito”, destacou Leandro.

Oportunidades

Os estudantes que integram o Centro de Tecnologia estão muito entusiasmados com as oportunidades. Felipe Crispim é um deles. “Estou me preparando melhor para futuramente atuar em uma empresa de tecnologia, com possibilidades de apresentar propostas inovadoras, de contribuir e me destacar. Ver um produtos que você criou à venda nas lojas e sentir o feedback do público é uma experiência gratificante”, disse o estudante.

Larissa Artêmis está no segundo período de graduação e já está no laboratório. ” É uma área completamente nova para mim. Passei por um treinamento da Blackberry e comecei há um mês. Computação é uma área vasta e é preciso experimentar para sentir as várias possibilidades e antes de se decidir qual o campo de atuação”, ponderou a estudante. Ainda mais jovem, Yan Ramos, de 16 anos, já se sente veterano. Ele é aluno do ensino médio no colégio Correia das Neves, no Prado, e está no grupo desde o início de 2013. “Fiz um curso técnico na área e já trabalhei em startups como estagiário. Agora estou tendo essa experiência de atuar num laboratório da Universidade”, disse o aluno.

Outras parcerias

A cooperação com a Blackberry abriu portas para a aproximação com outras empresas na área de Tecnologia da Informação. “Hoje temos aqui laboratórios da IBM, da Epson e, mais recentemente estabelecemos uma parceria com a MikroTik, que em breve de instalar um Tech Center da empresa na Ufal. Somos a primeira universidade brasileira a participar do programa Mikrotik Academy”, relatou o professor Leandro Salles.

Segundo Rodrigo Peixoto, as empresas fornecem equipamentos, aporte financeiro e bolsas. “E o mais importante é que temos liberdade de trabalho e a propriedade do que é produzido na Ufal. Desta forma, temos mais condições de posicionar bem os nossos estudantes no mercado de trabalho, e ele também tem a opção de continuar a formação acadêmica e se dedicar a pesquisa. Para criar um produto é preciso um bom nível de pesquisa, que rende a elaboração de artigos. Desta forma, a formação acadêmica também é impulsionada”, afirma o professor.

Veja aqui mais informações sobre o grupo

Ascom/Ufal