Candidatos às vagas oferecidas pela Ufal já podem se inscrever no Sisu

Por Assessoria 07/01/2014 10h10
Candidatos às vagas oferecidas pela Ufal já podem se inscrever no Sisu
Foto: assessoria
A Universidade Federal de Alagoas oferta, neste ano de 2014, um total de 5.414 vagas, distribuídas em 113 cursos de graduação. Destas, 5.168 vagas, para 106 cursos, são disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada, que utiliza a nota do Enem. As inscrições para o Sisu foram abertas nesta segunda-feira, 6, e serão encerradas às 23h59 do dia 10 de janeiro. O detalhamento das vagas oferecidas pela Ufal no Sisu estão no edital de adesão da Ufal ao Sisu 2014, publicado no site da Copeve - veja link abaixo.

Já as 31 vagas para o Curso de Música são ofertadas em Edital específico. "Isso acontece por conta das especificidades. Na seleção para Música, além da nota do Enem, temos prova de habilidades, de acordo com o Edital na página da Copeve", explica Amauri Barros, pró-reitor de Graduação.

O pró-reitor informa ainda que, no final do primeiro semestre de 2014, serão publicados mais dois Editais para completar o total de vagas ofertadas pela Ufal. "Um deles, com 30 vagas para o Curso de Letras Libras-Licenciatura, com seleção a partir da nota do Enem 2013 mais a prova de Proficiência em Libras", relata Amauri Barros.

O outro edital ofertará 185 vagas para 5 novos cursos: Engenharia de Energia Renováveis (30 vagas), Engenharia Florestal (25 vagas), Agroecologia (25 vagas), Sistemas de Informação (50 vagas) e Ciências Biológicas-Licenciatura (50 vagas). "Estes dois últimos cursos são em Penedo e os três primeiros no Ceca [Centro de Ciências Agrárias], em Rio Largo, todos bacharelados", informa o pró-reitor de Graduação.

Cotas

Em atendimento a Lei 12.711 (Lei de Cotas), a Ufal reservará em 2014 o percentual de 30% das vagas ofertadas, por curso e turno, para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em Escolas Públicas. "Sobre esse percentual aplicamos o recorte de renda e em seguida de etnia", explica Amauri Barros.

Vale destacar que segundo dados do IBGE de 2010, a população de Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) representa 67, 22% da população total do estado de Alagoas. Desse grupo, temos aproximadamente 63,3% de pardos, 3,5% de pretos e 0,5% de indígenas. O critério é de autodeclaração.

Para ver o Edital e mais informações consulte aqui

Veja aqui o Edital de Adesão da Ufal ao Sisu 2014.