21/07/2014 12h14 - Atualizado em 21/07/2014 12h14

HU recebe medicamento e afirma que vai retomar quimioterapia em Maceió

Substância que estava em falta há 40 dias foi entregue na última sexta.
Tratamentos devem ser retomados ainda esta semana, prevê hospital.

Do G1 AL

Hospital Universitário em Alagoas (Foto: Jonathan Lins/G1)Hospital Universitário em Alagoas
(Foto: Jonathan Lins/G1)

O tratamento de cerca de 35 pacientes com câncer atendidos no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) deve ser retomado ainda nesta semana. Segundo informou a assessoria de comunicação do hospital, nesta segunda-feira (21), a unidade de saúde já recebeu o medicamento que estava em falta, o que impossibilitava a quimioterapia. A situação tinha sido denunciada à OAB pela Associação de Apoio a Pessoas com Câncer.

De acordo com a unidade, o produto Dexorrubicina, cujo nome comercial é Adriamicina, estava em falta há 40 dias e foi entregue na sexta-feira (18) à farmácia do HU. Segundo a Central de Abastecimento Farmacêutico do hospital, chegaram 200 unidades de frascos e ampolas da droga, utilizada mais frequentemente para o tratamento contra o câncer de mama.

Pelo menos 35 pacientes utilizam este medicamento no HUPAA e a quantidade recebida deve suprir a demanda do hospital em dois meses e meio. O risco de voltar a falta a droga foi descartado pelos profissionais do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), uma vez que a Libbe Farmacêutica retomou à produção do medicamento no último dia 14 de julho e a distribuição para os fornecedores de todo o país está sendo normalizada, segundo informação dos próprios fornecedores do hospital.

O hospital ainda aguarda o fornecimento do medicamento navelbine, que é utilizada por duas pacientes em tratamento do câncer de mama. O hospital estava pedindo “emprestado” o medicamento a outros estados, mas a demora na entrega da droga levou à suspensão do tratamento de alguns pacientes.

Denúncia
A situação havia sido denunciada na última semana pela Associação de Apoio a Pessoas com Câncer ao secretário da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Miradeu Alves Rocha, que disse que já enviou toda a denúncia para o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) e que já recebeu um retorno.

“O MP disse que já estava investigando o caso e que em breve irá tomar as medidas cabíveis. Esses pacientes precisam ser assistidos de maneira digna”, afirma.

A presidente da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, Madalena Matos disse ainda que há uma sala no II Centro de Saúde que possui vários equipamentos para exames modernos para o tratamento do câncer e que ela está fechada por falta de estrutura. "A sala não foi revestida adequadamente para que o raio-X seja aplicado, por isso está parado. Isso mostra a falta de praparo para o tratamento aqui no estado", afirma.

tópicos: