Associação Guardiões do Rio Ipanema será homenageada pelo IMA nesta quinta-feira

05 jun 2014 - 06:00

Foto: Divulgação / Agripa

Com apenas 10 meses de existência, um grupo de “Guardiões de Rio Ipanema” será homenageado numa cerimônia desta quinta-feira (5), promovida pelo Instituto de Meio Ambiente – IMA, em Maceió. O evento, que não por coincidência acontece no Dia Internacional do Meio Ambiente, será o Prêmio Destaque Ambiental e está marcado para às 21h, no Armazém Usina, no bairro do Jaraguá.

Em sua 8ª edição, o Prêmio vem promovendo o reconhecimento de personalidades e entidades com práticas ambientais em defesa da biodiversidade existente no Estado. Segundo o IMA, a Associação Guardiões do Rio Ipanema (AGRIPA), oriunda do Sertão alagoano, será premiada pela iniciativa popular de se unir em defesa de um rio.

Para o presidente da Agripa, o servidor estadual Sérgio Campos, o prêmio fortalece ainda mais a Associação. “Sempre fizemos questão de ressaltar, em nossas andanças e conversas com a comunidade, que a AGRIPA sozinha é apenas mais um grupo de pessoas, mas quando recebemos o apoio da comunidade nos tornamos imbatíveis no combate aos descasos contra a natureza. Esse prêmio engrandece a AGRIPA, mas nós devemos isso ao apoio incondicional de toda a comunidade santanense”, comentou o guardião.

Além da AGRIPA, quatro personalidades alagoanas receberão honrarias: a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ivete Vasconcelos Lopes Ferreira, pelas pesquisas na área de tratamento de resíduos sólidos e tratamento de água de abastecimento; a integrante do Grupo Maranhão, Cláudia Maranhão, pela dedicação e trabalho na criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural Garabu e Serra D`Água; a integrante do Ministério Público Estadual, Lavínia Silveira de Mendonça, pelo reconhecido trabalho; e o trabalhador Luiz Antônio de Andrade Bezerra, das Usinas Trapiche e Serra Grande, pelo esforço em aliar a ação produtiva com a preservação de remanescentes florestais.

Pouco tempo, muito trabalho

Criada em agosto de 2013, atualmente a AGRIPA possui quinze integrantes, entre diretoria, conselhos fiscal e membros atuantes. Com reuniões semanais, o grupo debate ações para recuperar e preservar o rio Ipanema, em especial o trecho da cidade de Santana do Ipanema.

Segundo seus próprios integrantes, a ideia da Associação surgiu após a união de forças de “amantes em comum” do rio. Além dos debates, o grupo de ambientalistas tem sido bastante requisitado para realização de palestras em escolas e até visitas de campo em trechos preservados do rio Ipanema.

Da Redação