04/06/2014 14h53 - Atualizado em 04/06/2014 17h21

Professores das Casas de Cultura criam escola de idiomas em Maceió

Eles pretendem dar aulas com preços acessíveis.
Pré-matrículas já podem ser realizadas pela internet.

Do G1 AL

Professores e ex-professores da Casa de Cultura Britânica se uniram e formaram uma cooperativa para dar aulas de inglês e posteriormente de outros idiomas nos mesmos moldes oferecido pelo Espaço Cultural da Universidade de Alagoas, na Praça Sinimbu, em Maceió.

O presidente da Unilínguas, Cristiano Vergetti, explica que decidiu criar a cooperativa após as mudanças acordadas entre a Ufal, representantes das Casas de Culturas e da Faculdade de Letras (Fale) sobre a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que exigiu a regularização do quadro de professores.

“As mudanças começarão no final deste ano quando 25% dos professores serão substituídos e em julho de 2015 quando o processo será concluído. Estamos otimistas e trabalhando muito para que dê tudo certo. Fizemos pesquisa entre os alunos e o resultado foi bastante positivo, o que só confirma que a Unilínguas será um grande sucesso”, afirma o professor.

De início a Unilínguas vai ofertar apenas o curso de inglês com turmas que vão desde o nível básico até o avançado. A partir de 2015 outros cursos também estarão disponíveis. Haverá ainda os preparatórios para os certificados internacionais.

Outro diferencial será a oferta de cursos de conversação e turmas para alunos com maior idade que optem por um aprendizado menos exigente, que é o grande diferencial do ensino das Casas de Cultura, onde os alunos têm certeza que estão sendo bem avaliados e que o aprendizado funciona com respeito e seriedade.

O Presidente da Unilínguas garante que a sociedade Alagoana poderá continuar a contar com o ensino de alta qualidade que sempre tiveram nas Casas de Cultura.

O prédio onde irá funcionar a escola fica situado na Rua Sete de Setembro, 26, próximo ao Espaço Cultural. Os interessados em fazer matrículas já podem acessar o site (clicando aqui) e realizar a pré-matrícula.

“Já começamos a divulgar e a fazer pré-matrículas, como também agendar teste de nível para alunos que estudam em outras escolas de idiomas e que queiram estudar na Unilínguas. Vamos manter o preço acessível a todos, mantendo o mesmo nível e qualidade de ensino que é ofertado nas Casas de Cultura do Espaço Cultural. O preço da mensalidade será de R$ 85”, completa Cristiano Vergetti.

Impasse na Casa de Cultura
As Casas de Cultura só poderão manter os cursos funcionando com os professores concursados. Portanto, os docentes terceirizados deverão deixar de lecionar e o prazo final para as mudanças, prorrogado por várias vezes, foi estipualado para dezembro de 2015.

A determinação é do Tribunal de Contas da União e os professores contratados serão  substituídos por docentes, alunos da graduação e pós-graduação do curso de Letras.

Para atender às exigências do TCU, a Universidade precisa reduzir a oferta de matrículas para os cursos de idiomas. Como a mão de obra estará restrita a professores da Fale e a alunos da faculdade, o contingente de beneficiados deve ser compatível ao de profissionais.

tópicos: