04/06/2014 13h33 - Atualizado em 04/06/2014 13h33

Radar meteorológico para monitorar desastres é inaugurado na Ufal

Capital alagoana é a sexta cidade do país a receber o equipamento.
Além de AL, radar cobrirá Sergipe, Pernambuco e Nordeste da Bahia.

Do G1 AL

Com o objetivo de detectar precocemente desastres naturais, foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (4), no Laboratório de Computação Científica e Visualização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o radar meteorológico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Radar começa a atuar já nesta quarta-feira (4) (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Radar começou a funcionar já nesta quarta-feira (4) (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O radar, que será o sexto do tipo no país, cobrirá um raio de até 400 km nos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e nordeste da Bahia. As informações repassadas pelo Centro serão compartilhadas com os outros cinco radares existentes e auxiliarão as equipes da Defesa Civil no intuito de minimizar o impacto de enchentes e deslizamentos.

Presente durante o evento de inauguração, o coordenador do Cemaden, Carlos Frederico Angelis, destacou que o equipamento será capaz de prever fortes chuvas. “O radar fornecerá informações em tempo real e, em caso de fortes precipitações, apontará com até seis horas de antecedência quais os locais de maior risco, onde será necessária a atuação de agentes da Defesa Civil”, explica Angelis.

Coordenador do Cemaden explicou o funcionamento do equipamento (Foto: Nívio Dorta/G1)Coordenador do Cemaden explicou o
funcionamento do radar (Foto: Nívio Dorta/G1)

Foram investidos mais de R$ 8 milhões para a implantação do radar, o primeiro do país localizado dentro de uma universidade federal, e que substituirá um equipamento que operava desde 2003 e não estava adequada à detecção precoce dos desastres naturais. O coordenador do Sistema de Radar Meteorológico de Alagoas, Ricardo Sarmento, destacou a importância da instalação do equipamento no estado.

“Seremos uma das cinco cidades do país a contar com o que há de mais moderno atualmente em tecnologia meteorológica. Além do mais, por estar situado dentro de uma universidade, será uma importante fonte de pesquisa”, comemora Sarmento, ao explicar que o radar começa a funcionar já nesta quarta-feira.

Os radares fazem parte do plano de instalação da rede observacional do Cemadem, composta também por pluviômetros, estações hidrológicas e agrometeorológicas, sensores de medição de umidade do solo, entre outros equipamentos. O objetivo é equipar o país com sensores voltados para a detecção de desastres natuais. Atualmente, os radares do Centro de Monitoramento cobrem 821 municípios do país.

tópicos: