23/06/2014 16h31 - Atualizado em 24/06/2014 09h00

Greve de técnicos da Ufal chega ao fim e servidores voltam ao trabalho

Técnicos administrativos devem retornar as atividades na quarta-feira (25)
Presidente do Sintufal diz que greve foi encerrada por falta de negociação.

Do G1 AL

Os técnicos administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) encerram a greve, que durou mais de três meses, nesta segunda-feira (23). No entanto, os 1.700 servidores só voltam ao trabalho na próxima quarta-feira (25).

O fim da greve da categoria foi anunciado ainda nesta manhã, durante uma reunião na universidade. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), 750 pessoas participaram da assembleia e só duas foram contra o fim da paralisação.

O coordenador geral do Sintufal, Emerson Oliveira, disse à reportagem do G1 que a categoria decidiu suspender a greve porque o governo não entrava em acordo. "Infelizmente o Governo Federal nos tratou com muita arrogância e prepotência, se recusando nestes últimos três meses a negociar com a categoria. Não tivemos um avanço expressivo com as reivindicações, as mudanças que conseguimos foram muito pequenas e apenas em nível local", declarou.

Decisão judicial
No último dia 17, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, em medida liminar, o fim da greve dos servidores das universidades e institutos federais de todo país. Na decisão, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho disse que o movimento grevista representa “clara abusividade do direito de reivindicar”. Ele ainda estipulou a multa diária de R$ 200 mil, caso as intuições descumprisse a determinação.

De acordo com o magistrado, não está sendo negado aos trabalhadores o direito de reivindicar melhorias na remuneração e na estrutura das instituições. Contudo, a condição de servidores públicos agrega responsabilidades que devem ser atendidas.

Ifal
A reportagem do G1 tentou entrar em contato com os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional do Estado de Alagoas (Sintieftal) para saber se ods servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também encerrariam a greve, no entanto as ligações não foram atendidas.

tópicos:
veja também