Desastres naturais passam a ser monitorados em Alagoas

Radar inaugurado na Universidade Federal de Alagoas é o sexto instalado no país

04/06/2014 12:59

A- A+

Cerca de R$ 8 milhões foram investidos para a implantação do radar meteorológico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) inaugurado nesta quarta-feira (4) no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió.

O equipamento, que é o quinto no país, cobrirá cerca de 400 Km de raio, monitorando Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. De acordo com o coordenador do Cemaden, Carlos Frederico Angelis, chuvas e tempestades poderão ser previstas com até seis horas de antecedência. "Essa será uma importante arma para os órgãos de Defesa Civil que poderão trabalhar mais rapidamente evitando desastres", explicou.

O equipamento conta com aproximadamente 12 toneladas e também será usado pelos alunos do curso de meteorologia da UFAL. "Isso ajudará na formação dos futuros profissionais e de pesquisas no nosso estado", colocou o coordenador do Sistema de Radar Meteorológico de Alagoas, Ricardo Sarmento.

Primeira Edição © 2011