Após nova assembleia, alunos da Ufal deflagram greve no Campus Sertão em Santana do Ipanema

29 Maio 2014 - 16:21

Foto: Assessoria

Os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do campus Sertão, Santana do Ipanema, realizaram na última quarta-feira, (28), uma assembleia estudantil no colégio Divino Mestre, onde funciona a Unidade Acadêmica. Estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas participaram do ato.

Segundo os universitários as reivindicações se dão por conta da falta de prédio próprio, de restaurante universitário, de residência universitária, na carência de docentes, entre outras.

Alguns estudantes apresentaram propostas; a primeira mobilização ficou marcada para quinta-feira (29), de maio, com a ideia de fazer um “aulão” sobre a expansão da universidade e precarização da mesma.

Foi proposto a criação de um grupo de comunicação interna numa rede social para que todas as ideias sejam expostas no grupo determinado, e assim os estudantes possam interagir de forma organizada sobre as mobilizações.

Na oportunidade houve esclarecimento da necessidade de se criar comissões para melhorar o aproveitamento e a participação conjunta dos discentes. As comissões foram criadas a partir de cada turma, por período e curso, para facilitar a comunicação.

Com maioria dos votos favoráveis a paralisação, a assembleia deliberou pela paralisação das aulas a partir do dia 29 de maio, não tendo data prevista de retorno. Apenas dois alunos votaram contra a greve.

Tendo a assembleia feito as deliberações, os estudantes falaram algumas palavras de ordem, como: “Vem! Vem! Vem Pra Luta Vem! Sai Da Cadeira!” e “Pra Expandir, Tem Que Investir.O universitário Pedro Augusto encerrou a assembleia, já marcando a mobilização para esta quinta-feira, (29), chamando todos os estudantes para participarem do ato.