Campus da Ufal em Arapiraca inicia ano-letivo nesta segunda e oferta Medicina para 2015

Por Redação com Assessoria 02/05/2014 17h05
Foto: Cortesia / Tribuna Hoje
O Campus Arapiraca inicia em sua sede Arapiraca, o primeiro semestre letivo de 2014 na segunda-feira, 5 de maio, com encerramento definido para o dia 13 de setembro. Concentrando atualmente 15 cursos de graduação, a sede passa a ofertar no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, o curso de Medicina que disponibiliza 60 vagas, funcionará a partir de 2015 e é aguardado com muito expectativa pela comunidade alagoana.

Mais três novos cursos passam a compor o Campus Arapiraca a partir deste ano, no segundo semestre - Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas - com 50 vagas,cada um, aprovados para a Unidade de Ensino de Penedo. Para o preenchimento das vagas serão utilizadas as notas do Enem 2013. O período da lista de chamada será ainda divulgado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

A implantação das 60 novas vagas de Medicina em Arapiraca é resultado do empenho do Governo Federal em criar novas escolas médicas no Brasil e da gestão superior da Universidade Federal de Alagoas, que aceitou a proposta do MEC colocando em prática um sonho antigo e item presente em seu plano de desenvolvimento institucional.

Aprovado por unanimidade pelo Conselho do Campus Arapiraca, o curso de Medicina é considerado mais uma oportunidade de formação da graduação à residência médica e colocará no mercado de trabalho, profissionais para atender à demanda da comunidade local.

Sobre o curso de Medicina no primeiro Campus de Interiorização da Ufal, o reitor Eurico Lôbo destaca: “O sonho de implantar o curso de Medicina na Região Agreste não é só da instituição; é também o desejo da comunidade acadêmica e da sociedade alagoana. Com isso, estamos no caminho certo para tornar o Campus Arapiraca um novo centro de referência para o ensino da Medicina”, enfatiza.

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, informa que, em março deste ano, representantes da direção do Campus Arapiraca e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) participaram de capacitação sobre o Processo de Expansão do Ensino Médico nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), em Brasília.

“Tudo isso foi importante para construirmos um novo momento na Ufal. Teremos não só a graduação, mas já estamos pensando no projeto de residência médica do novo curso, que irá vislumbrar áreas como Clínica Médica, Traumatologia e Pneumologia, que são as principais necessidades do interior de Alagoas. Esse é um dos requisitos do planejamento estratégico do projeto pedagógico, que também engloba aperfeiçoamento de atividades”, destacou.

Com os quatro novos cursos, o Campus Arapiraca disponibiliza 23 cursos de graduação para a região Agreste distribuídos na sede e nas três unidades de ensino.

Estão atualmente em funcionamento os seguintes cursos: Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biologia, Ciência da Computação, Educação Física, Enfermagem, Física, Letras, Pedagogia, Matemática, Química, e Zootecnia (sede Arapiraca). Em Penedo, Engenharia de Pesca e Turismo; Viçosa tem Medicina Veterinária e Palmeira dos Índios, Serviço Social e Psicologia.

No Campus A.C. Simões a implantação de mais cursos de graduação com previsão de funcionamento também partir do segundo semestre de 2014, contemplou o Centro de Ciências Agrárias (Ceca), com a aprovação dos cursos de: Engenharia de Energias Renováveis (60 vagas), Engenharia Florestal e Agroecologia, cada um com oferta de 50 vagas.

Calendário Acadêmico

A alteração do Calendário Acadêmico da sede Arapiraca, que inicia primeiro semestre letivo dois meses após o Campus A.C. Simões e as Unidades de Ensino (Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios), é resultado da mobilização em 2013 dos três segmentos universitários que deflagrou paralisação das atividades acadêmicas e administrativas para pressionar a desativação pelo governo estadual, do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, vizinho à sede Arapiraca, alegando insegurança, devido ao registro de várias ocorrências. A paralisação prolongou - se por acompanhar também, a última greve deflagrada no país pelas instituições de ensino superior (Ifes).

Conforme o calendário acadêmico, o segundo semestre letivo da sede Arapiraca tem início no dia 29 de setembro, mas há o recesso de 20 de dezembro a 11 de janeiro. O segundo semestre de 2014 é reiniciado no dia 12 de janeiro e se estende até março de 2015. Acompanha o mesmo calendário acadêmico a sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. A Unidade Santana do Ipanema segue igual ao Campus A.C. Simões: primeiro semestre letivo de 2014 (de 10 de março a 20 de julho) e segundo semestre letivo (de 4 de agosto a 20 de dezembro).