23/11/2014 14h06 - Atualizado em 23/11/2014 14h15

Estudantes de AL aprovam Enade como avaliação de curso superior

Em Alagoas, 6.535 candidatos se inscreveram para realizar o exame.
Provas vão avaliar desempenho de estudantes concluintes e instituições.

Do G1 AL

Estudantes concluintes de cursos superiores de instituições públicas e privadas de todo o Brasil realizaram, na tarde deste domingo (23), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Em Alagoas, com mais de 6 mil inscritos, os candidatos compareceram aos locais de prova e aprovaram a importância do exame como critério de avaliação dos cursos.

Candidatos do Enade tiveram que correr para não perder a prova em Maceió (Foto: Micaelle Morais / G1)Candidatos do Enade tiveram que correr para não perder a prova em Maceió (Foto: Micaelle Morais / G1)

Este é o caso da estudante de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Shirley Gomes, que fez a prova no prédio de uma faculdade particular no bairro do Farol. "Acredito que o Enade é importante para fazer a avaliação do curso, tanto no que diz respeito aos alunos que estão terminando, quanto dos professores também, porque todos são parte do processo", avalia.

A candidata revela ainda que não se preparou para o Enade porque acabaria fugindo do objetivo do exame. "Eles têm que avaliar o que eu aprendi nos quatro anos de curso, por isso não tenho que estudar só para fazer a prova", acrescenta.

Já a concluinte do curso de pedagogia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Rute Fernandes, acredita que a avaliação é válida apenas para as instituições e governo. "É importante para eles que vão avaliar porque terão ideia de como está a qualidade dos cursos. Mas para mim, como aluna, não é importante, afinal, nós que estamos nos formando em pedagogia só vamos mostrar o que aprendemos durante o curso, quando formos ensinar na sala de aula, e não fazendo essa prova", disse.

Concluintes do curso de Pedagogia  (Foto: Micaelle Morais / G1)Rute Fernandes, à esquerda, chegou cedo com as
amigas de curso para não perder a prova do Enade
(Foto: Micaelle Morais / G1)

Atraso
Mesmo com a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para que os candidatos chegassem aos locais de prova com antencedência, algumas pessoas se atrasaram e encontraram os portões fechados.

"Eu desci do ônibus e vim correndo, mas cheguei atrasada por causa do trânsito. Infelizmente não vou poder retirar meu diploma de concluinte esse ano porque não vou fazer a prova", lamentou a estudante de pedagogia da Ufal, Fabiana Batista.

O exame
Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências. Em Alagoas, 6.535 estudantes se inscreveram para realizar o exame em 2014.

tópicos: