Enem começa hoje às 12h com mais de 147 mil inscritos em AL

Por Redação com G1 08/11/2014 10h10
Enem começa hoje às 12h com mais de 147 mil inscritos em AL
Foto: Arquivo
A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste sábado (8) e no domingo (9) em todo o Brasil.

Em Alagoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 147.811 estudantes estão inscritos para fazer as provas neste ano, um aumento de 20,79% em relação a 2013.

O estado tem 356 locais de prova, sendo 124 na capital, Maceió. Os portões serão abertos às 11h e fecham ao meio-dia, pela hora local (13h de Brasília), as provas começam logo em seguida.

No sábado, primeiro dia de Enem, os estudantes terão 4h30 para responder a 90 questões objetivas divididas entre as provas de ciências humanas e ciências da natureza.

O segundo dia de provas, domingo, terá uma hora a mais de duração. Os candidatos terão 5h30 para responder 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, outras 45 questões de matemática e mais a prova de redação.

Os estudantes que seguem princípios religiosos em que o sábado deve ser guardado, os chamados sabatistas, solicitaram atendimento especial e devem chegar ao local de prova no mesmo horário dos outros alunos. Eles ficarão reclusos até as 19h de Brasília para iniciar as provas.

A coordenadora do Enem em Alagoas, Maria do Rosário Aguiar, dá algumas recomendações para quem vai fazer o exame neste fim de semana. "É indicado que os candidatos procurem chegar uma hora antes da prova para reconhecer o local e evitar atrasos. Devem usar somente caneta esfereográfica de tinta preta, feita com material transparente, e também levar documento de identificação válido. É importante lembrar que não se pode utilizar aparelhos eletrônicos durante a prova, pois é critério de eliminação", alerta.

Para o estudante Arthur Stuart, 19, que vai fazer a prova do Enem para tentar cursar direito na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o domingo será o dia que exigirá mais dos alunos.

"Os dois dias de provas serão cansativos, principalmente no domingo, já que é necessário produzir uma dissertação com apenas uma hora a mais em relação ao primeiro dia. Além da prova de matemática, que também exige raciocínio rápido", afirma ao ressaltar que descansar e se alimentar bem no dia anterior é uma de suas estratégias para manter o foco durante as horas de exame.