Ufal – Professor lança livro sobre o papel da mulher nas bandas de música

Obra é fruto da pesquisa de doutorado de Marcos dos Santos Moreira e teve seu lançamento em Portugal

O professor do curso de Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Marcos dos Santos Moreira, lançou no último domingo (5), seu livro A História das Mulheres em Bandas de Música. O lançamento foi realizado na cidade de Santa Maria da Feira, distrito de Viseu, em Portugal. A obra é fruto da pesquisa de doutorado do professor, feito na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e foi concluída em agosto de 2013.

O professor, que é natural de Salvador e leciona na Ufal desde 2008, é pioneiro neste assunto. Marcos conta que sempre teve uma relação muito próxima com as bandas filarmônicas chegando a fundar uma banda na cidade sergipana de Indiaroba, onde trabalhou e se interessou pela temática depois de uma conversa informal, a respeito da forte presença de músicos de banda nas faculdades de Música. Foi então que ele resolveu investigar o papel da mulher nessa relação. “O assunto surgiu como um comentário despretensioso que depois foi amadurecido e acabou se tornando o assunto da minha pesquisa de doutorado, que levou três anos e revelou fatos interessantíssimos a ponto de agora se transformar em livro”, declarou Marcos.

O livro, por sua vez, percorre a historicidade da presença feminina nas bandas filarmônicas do nordeste brasileiro e do norte de Portugal e a criação de bandas exclusivamente femininas, discutindo a relação das mulheres com os instrumentos, a formação de musicistas e maestrinas e os preconceitos enfrentados por elas, com base na psicologia social e educação musical. Para tanto, investigou mais de 100 bandas filarmônicas em todo o Brasil e enfatizou seis bandas em sua tese: três oriundas de Portugal e três do nordeste, uma de cada estado, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Curiosidades da pesquisa

Uma das curiosidades descobertas durante a pesquisa foi a respeito da criação das bandas exclusivamente femininas. A primeira delas sendo fundada no município de Rio Largo, em Alagoas, em 1936, com a regência de Antônio Costa Japiassu, reunindo familiares e funcionárias da fábrica têxtil da cidade.

Outro resultado importante dentro da temática é o que se refere à falta da livre escolha, pelas mulheres, para os instrumentos musicais que desejavam tocar, sendo alguns considerados exclusivamente ‘masculinos’. “O objeto da pesquisa está relacionado às questões de gênero e suas ramificações como patriarcado e feminismo, apresentando como questões políticas e outras implicações inibiram ou impediram, por tanto tempo, a entrada das mulheres nas filarmônicas”, explicou o professor.

A cerimônia de lançamento, através da Cardoso e Conceição, representante de instrumentos musicais em Portugal, contou com a presença da Banda da Amizade, uma das bandas portuguesas pesquisadas.

Lançamento no Brasil

No Brasil, o professor planeja um relançamento com a reedição de acordo com a língua portuguesa brasileira para o ano de 2015, mas sem confirmação de data, por enquanto. Porém, fará um lançamento simbólico durante o 12º Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem), que acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Maranhão, onde, na mesma oportunidade, alunos da Ufal apresentarão um pôster sobre o Projeto de Música do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), também coordenado pelo professor.

 

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

What Are the Chances of Becoming a Model
free games online In 1961 Jean Goldberg’s son

Earnings Trading Pattern for Longs
cheap bridesmaid dresses gatherings with respect to teaching early year of youth how to dress

What type of jacket do you wear over a suit
forever 21 Shirtsleeves were often rolled up during work

An Alternative To Fructose Video
free online games fat free popcorn

New York Fashion Week Fashion Night Out September 6 2012 Freebies Cocktails
jeux They lovefashion and love shopping

American Eagle Outfitters Ready For A Rebound
miniclip You can often find these back on the sale racks for

Opening Up Shop of Wholesale Asian Fashion or Wholesale Korean Fashion
kleider together with air quotes and an embarrassed chuckle

Where To Buy Affordable And Good Quality Men Scarves
ballkleider He’s also a super genius in all fields of science