Comdec e Ufal trabalham para minimizar riscos em áreas vulneráveis

03/10/2014 06:08

A- A+

Secom Maceió

Uma parceria entre a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irá discutir e encontrar soluções para minimizar os riscos nas áreas vulneráveis de Maceió. Por meio de um Termo de Cooperação Técnica, estudantes das áreas de Geografia, Engenharia Civil, de Agrimensura e Ambiental irão trabalhar em conjunto com os profissionais da Defesa Civil.

O projeto irá beneficiar, principalmente, as comunidades que moram em áreas de risco da capital alagoana. Os estudantes, coordenados por professores da Ufal, irão trabalhar com os profissionais da Comdec para encontrar soluções que minimizem os problemas destas áreas. “Vamos firmar um termo de cooperação técnico-científico onde, por dois anos, os estudantes do projeto vão pesquisar a parte de solo e risco geológico, com vista de aplicar engenharia de solo depois”, explicou a coordenadora do projeto, Regla Toujaguez.

Nessa quinta-feira (02), o coordenador da Comdec, Dinário Lemos, apresentou para os estudantes um pouco sobre o trabalho da Defesa Civil e a importância do órgão em Maceió. “Para a Defesa Civil Municipal, esta parceria é muito importante, pois vamos ter estudantes e professores pesquisando sobre estas áreas de vulnerabilidade de Maceió e contribuindo para minimizar os riscos nessas comunidades”, destacou.

Regla destacou ainda a importância do projeto para os estudantes. Segundo a professora, por meio da parceria, os universitários passarão a ter contato com a parte prática do que estudam, fortalecendo o crescimento profissional.

“Os estudantes ganham muito com esta parceria, mas a grande beneficiária é a população que mora em áreas de risco, pois isso fortalece ainda mais o trabalho da Defesa Civil nestas localidades”, completou Dinário Lemos.

Primeira Edição © 2011