05/09/2014 06h00 - Atualizado em 05/09/2014 06h00

Aluno desiste de contábeis e volta a estudar para o Enem por medicina

Jefferson Veríssimo vai disputar uma vaga na Federal de Alagoas.
Ele treina para o exame com o simulado online Geekie Games.

Do G1, em São Paulo

Jefferson Verissimo da Silva estuda para o Enem com o Geekie Games (Foto: Arquivo pessoal)Jefferson Verissimo da Silva estuda para o Enem
com o Geekie Games (Foto: Arquivo pessoal)

Movido pelo sonho de estudar medicina, Jefferson Veríssimo da Silva, de 23 anos, morador de Maceió (AL), contrariou a família e abandonou o curso de ciências contábeis na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no ano passado, para se dedicar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele estuda em casa, sozinho, com ajuda de livros e dos exercícios e simulados online do Enem da plataforma Geekie Games para concorrer a uma vaga para medicina novamente na Ufal.

FAÇA O SIMULADO DO ENEM

Aluno da rede pública, assim que concluiu o ensino médio, em 2007, Jefferson fez o Enem, mas não disputou uma vaga em medicina, pois achava que não seria capaz, e concorreu para o curso de economia. Foi aprovado na Ufal. “Sempre quis medicina, mas todos diziam que eu não ia conseguir. Na escola, me falavam para eu escolher um curso mais fácil, não acreditaram em mim e colocaram na minha cabeça que eu não ia conseguir. Medicina era curso para rico”, diz Jefferson.

Em 2008, ele migrou do curso de economia para ciências contábeis por acreditar que haveria mais espaço no mercado de trabalho, mas em agosto do ano passado resolveu abandonar as aulas. “A universidade resgatou minha vontade e mostrou que eu podia chegar lá como qualquer outra pessoa. O plano era concluir primeiro o curso de ciências contábeis e depois fazer medicina, mas achei que ia demorar muito e a vontade pela medicina falou mais alto.”

O estudante, então, voltou para a estaca zero e retomou os estudos para o Enem, em casa. Já conhecia o Geekie Games, pois chegou a utilizá-lo na primeira vez que fez o exame, e em junho recebeu o convite para se cadastrar na plataforma. Fez o plano diagnóstico, identificou seus pontos fracos: química, física e matemática e iniciou os estudos. “Entro todos os dias na plataforma, fico o dia todo, porém, para a parte de ciências da natureza preciso complementar os estudos com os livros. Não aprendi nada na escola e tive de começar do zero.”

 

Simulado online
A plataforma online já está em funcionamento para os alunos que farão o Enem neste ano. O segundo simulado está no ar e fica aberto até o dia 30 de setembro. Haverá um terceiro entre os dias 1º de outubro e 9 de novembro.

No Geekie Games, o estudante encontra exercícios para testar o seu conhecimento e fazer uma avaliação diagnóstica, e as duas provas com 90 questões cada, nas quatro área do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática).

Para participar, é preciso fazer um cadastro grátis no próprio site. A primeira atividade sugerida é um teste diagnóstico. O candidato então recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades.

Simulado Geekie Games traz questões para treinar aluno para o Enem (Foto: Reprodução/Geekie Games)Simulado Geekie Games traz questões para treinar
aluno para o Enem (Foto: Reprodução/Geekie
Games)

O simulado da Geekie usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no Enem, por isso permite fazer uma estimativa de quanto o candidato tiraria na prova. Os alunos poderão testar seus conhecimentos no primeiro simulado até o dia 31 de agosto.

Assim como o Enem, o simulado é dividido em duas partes, cada uma com duração de quatro horas e meia. A primeira parte traz dois cadernos de perguntas: um deles com 45 perguntas de ciências humanas e 45 perguntas de ciências da natureza, assim como o primeiro dia de provas do Enem.

A segunda parte traz 45 questões de linguagens e 45 questões de matemática. Depois que o estudante começa a responder os cadernos de questões, não é mais possível parar, assim como a prova real. Também não há opção de fazer o mesmo simulado mais de uma vez.

tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de