Arapiraca vira Polo Tecnológico Agroalimentar

Por Redação com Assessoria 12/09/2014 20h08
Arapiraca vira Polo Tecnológico Agroalimentar
Foto: Assessoria
É sabido que 60% das hortifruticulturas de Arapiraca abastecem todo o estado de Alagoas. E mais: com o Cinturão Verde, o município leva para a capital Maceió e municípios vizinhos agrestinos pelo menos 90% do que produz. É, de fato, um verdadeiro polo no setor.

E agora com a chegada do Polo Tecnológico Agroalimentar, o fomento ao agronegócio deve ser ainda mais presente. Com o empenho da prefeita Célia Rocha, o empreendimento pôde ser inaugurado nesta sexta-feira (12).

“Tudo o que é perspectiva de futuro se concretiza com este polo. Você imagine quando este Canal do Sertão chegar até Arapiraca, que por sua vez tem a maior área agricultável da nossa região, já teremos definido, a nível de pesquisa, o que fazer com essa área irrigável, com todo o estudo necessário. Nossa cidade vai dar outro boom de crescimento através das cabeças pensantes que estarão aqui fazendo a tecnologia aumentar e melhorar nossa produtividade”, diz a prefeita Célia Rocha, enfatizando os arranjos produtivos locais.

Segundo ela, uma obra desta envergadura não estaria se realizando não fossem os esforços do secretário Municipal de Agricultura, Rui Medeiros, do Governo do Estado e secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural do Estado de Alagoas (Emater-AL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Federação das Indústria do Estado de Alagoas (Fiea).

“Achei ótimo a vinda deste polo para cá porque vai beneficiar gente como eu, que batalha e realmente faz a economia desse município. Sou grato à prefeita Célia por isso”, diz José Lino da Silva, que há 30 anos trabalha plantando alface, coentro, cebolinha, couve, pimentão e brócolis japonês.

É o mesmo pensamento de Simone Batista, da Associação de Mulheres Produtoras de Broas (Asprobroas), que fica na comunidade Taboquinha, na zona rural. “Com a chegada desse empreendimento, tanto nós como os próprios pesquisadores saem ganhando. E agradecemos o apoio da prefeita nesse processo”, coloca.

Foram entregues, na ocasião, 200 kits para agricultores familiares do Agreste – são os KIF NET, kits de irrigação familiar por gotejamento.

Célia Rocha, por sua vez, foi elogiada pelos secretários de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, José Marinho, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, pelo governador Teotonio Viela Filho e pelo diretor-técnico do Sebrae/AL, Ronaldo Moraes, que evidenciaram a ambiência de pesquisas que o local irá trazer para Arapiraca.

“O que vai dar real amparo para o produtor rural é a tecnologia. E as pesquisas estarão aqui para isso: beneficiar nossos agricultores e, por conseguinte, nossos consumidores com melhores culturas da mandioca, milho, feijão e folhagens. Seremos ainda mais fortes na agricultura”, pontua a prefeita, que estava acompanhada no evento por seu secretariado.

Na entrada do polo, perto da porta recém-inaugurada, havia diversas barracas montadas com produtos agrícolas de Arapiraca, Craíbas, Coruripe, Limoeiro de Anadia, Estrela de Alagoas, Traipu e Palmeiras dos Índios, mostrando nossa força no campo.

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.