Reitor da Ufal empossa mais 26 novos servidores

Por Redação com Assessoria 01/09/2014 17h05
Reitor da Ufal empossa mais 26 novos servidores
Foto: Assessoria
Cheia de emoções e reencontros. Assim foi a cerimônia de posse na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizada na última terça-feira, 26. O reitor Eurico Lôbo empossou 26 novos servidores para a instituição, que serão distribuídos nas unidades da capital e do interior.

"Não devemos ser avaros em nossos sentimentos e vocês não foram avaros nos seus", expressou Stela Lameiras, que estava na cerimônia com outros diretores de unidades para recepcionar os funcionários recém-chegados. O reitor Eurico Lôbo recordou de seu tempo de professor e estudante no curso de Química e lembrou de alunos seus que hoje são servidores da Ufal. "Vocês são de áreas bem diferentes, mas o que há em comum entre vocês é o foco de construir essa instituição", falou.

"Estou sentindo o mesmo frio na barriga de quando entrei na Ufal pela primeira vez como aluna", contou a nova técnica em audiovisual da Universidade, Janaína da Rocha Ribeiro. "Comecei na Ufal em 2004, como aluna, e dez anos depois estou entrando como professora", contou Monique Angelo da Silva, que irá lecionar no Instituo de Química e Biotecnologia (IQB).

Houve quem encarasse o momento como o início de uma missão. "Numa aula de patologia, senti que minha vocação era ser docente de uma universidade do Nordeste. Aqui em Maceió, os desenhos que a vida apontou estão começando a se tornar realidade", contou um professor que já lecionava em seu Estado.

Para uns foi uma vitória. "Fiquei um ano desempregado, então decidi estudar para concurso: esse momento é uma conquista para mim", contou um dos servidores. A outro faltou palavras, mas não emoção para agradecer à família. "Sou muito grato a meu pai. Se não fosse ele, eu não teria feito esse concurso. Ele mudou toda a rotina por causa de mim", contou Lucas Eduardo Weber, de Aracaju, que precisou da ajuda do pai para os transportes a Maceió. Como ele, muitos deixaram sua terra. Dos 26 servidores, 10 não são de Alagoas. Eles vieram de Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Norte.

Lotações

Do total de 26 servidores, nove são docentes e 17, técnicos. Sete professores serão lotados nas seguintes unidades acadêmicas: Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Faculdade de Medicina (Famed), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e Centro de Tecnologia (Ctec), no Campus A.C. Simões, em Maceió. Os outros dois vão para o Campus Arapiraca e para a Unidade de Penedo.

Dos servidores técnicos, dois são engenheiros, um programador visual, dois psicólogos (um clínico e um organizacional), uma relações públicas, três técnicos de laboratório (um de edificações, um de física e um industrial), técnico em audiovisual e sete tradutores e intérpretes (seis de linguagem de sinais - Libras - e um de Língua Inglesa).

Um engenheiro e um tradutor e intérprete de Libras irão para Arapiraca; um técnico de laboratório de edificações e outro tradutor e intérprete de Libras, para o Campus do Sertão. Os demais técnicos serão lotados em Maceió.