Rede estadual de ensino promove Semana do Surdo

23/09/2014
Rede estadual de ensino promove Semana do Surdo

program321  A partir desta segunda-feira (22) a rede pública estadual de ensino promove uma série de ações voltada à comunidade surda em Alagoas. Coordenada pelo Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS – órgão ligado a 13ª Coordenadoria Regional de Educação) – a Semana Integrada da Pessoa Surda prossegue até sexta-feira (26), quando é comemorado o Dia Nacional do Surdo. O objetivo é celebrar, mas também refletir acerca das principais demandas desta comunidade no Estado. O Centro tem o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Prefeitura de Maceió e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
As atividades começam nesta segunda-feira no horário das 15h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semed), com oficina sobre atendimento da pessoa surda no sistema de saúde ministrada pelo Paulo Bulhões, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro.
“Esta oficina é voltada para os profissionais de saúde, para que eles saibam como atender um paciente surdo. Hoje aqui no CAS, já temos uma turma do curso de Língua Brasileira dos Sinais só de profissionais da saúde, mas é importante que mais pessoas tenham conhecimento de como lidar com este paciente”, explica a diretora do CAS, Olindina Oliveira.
Já nesta terça-feira (23), o tema é a educação, no I Simpósio Novos Rumos na Educação de Surdos, que ocorre das 8h às 17h na sede do CAS, na Rua Ernesto Maranhão, Jatiúca, ao lado da Escola Rosalvo Lobo. Na ocasião, serão debatidas questões relativas à formação de professores e os desafios da educação para pessoas surdas.
“Durante todo o dia, discutiremos mudanças para a Educação Especial apresentadas no Plano Nacional de Educação, a temática da escola bilíngue e outros assuntos concernentes à educação dos surdos desde a modalidade infantil até o Ensino Médio. Contaremos com a presença de educadores da rede estadual, municipais e federal”, adianta Olindina.

Atividades lúdicas e educativas – A programação do evento inclui ainda atividades lúdicas, educativas e recreativas para os estudantes surdos, a exemplo de uma excursão com aula prática na cidade de Arapiraca no dia 24 e a realização do Surdance, dia 25, das 18h às 22h, na sede do CAS. “O Surdance é o momento onde os jovens surdos poderão interagir uns com os outros e também se divertir com as suas famílias. Será um dia de muita música e muita festa”, conta Olindina.
Outra atividade importante da programação será a aula inaugural do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) das 9h às 12h.

Confira abaixo a programação completa do evento:

22/09 (Segunda-feira): 15h às 17h, auditório da Secretaria de Saúde de Maceió

Oficina “O Atendimento da Pessoa Surda na Saúde”, com Profº Paulo André Martins de Bulhões para servidores da rede pública de saúde

23/09 (Terça-feira) 9h às 17h, CAS

9h às 10h- Abertura

10h às 12h:Palestra “ Novos Rumos na Educação de Surdos”, com Profº Paulo André Martins de Bulhões

14h às 16h: Mesa Redonda “Desafios na Educação Básica de Pessoas Surdas: A Formação de Professores”,com participação de educadores do CAS, IFAL e UFAL

16h às 18h Mesa Redonda “A Educação de Surdos por Profissionais Surdos:

24/09 (Quarta-feira): Excursão a Arapiraca, com alunos, com alunos do CAS

25/09 (Quinta-feira): Auditório da Faculdade de Economia e Administração, UFAL

9hàs 12h: Aula inaugural do curso de Letras Libras com palestra “A Formação de Professores Surdos e o Curso de Letras Libras” pela Profª Drª Ronice Quadros

18h às 22h:Surdance, no CAS