AL participará de mutirão nacional de prevenção ao câncer de colorretal

Grupo de hospitais, entre eles a Santa Casa de Maceió, realizará 160 exames de colonoscopia nos dia 8 e 9 de abril; procedimentos contarão

 

A Santa Casa de Maceió participa nos dias 8 e 9 de abril do Mutirão Nacional de Prevenção do Câncer Colorretal. Articulado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), a iniciativa busca alertar os gestores públicos e o cidadão brasileiro para a importância dos exames de colonoscopia como meio de prevenir o câncer de colorretal.

Para tanto, serão realizadas milhares de colonoscopias em pacientes do Sistema Único de Saúde por todo o país. Somente em Alagoas estão previsto 160 procedimentos em pacientes, sendo 40 em cada hospital participante. Além da Santa Casa de Maceió, integram a iniciativa em Alagoas os hospitais Universitário (HU), do Açúcar (HA) e de Doenças Tropicais (HDT).

Segundo a equipe da Endoscopia 24 Horas da Santa Casa de Maceió, Ricardo Tavares, Carlos Cabús e Carla Lessa de Azevedo, o exame de colonoscopia é considerado o padrão ouro em todo o mundo na detecção do câncer colorretal. Se diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer tem chances de cura que superam 90% dos casos.

A colonoscopia permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado), com o paciente devidamente sedado.

“A colonoscopia pode detectar a lesão em estágio inicial, tornando possível a ressecção dos pólipos, que na verdade são as lesões precursoras de uma boa parte dos cânceres colorretais”, explica Ricardo Tavares, chefe do serviço de endocospia da Santa Casa de Maceió.

Conforme lembrou Carlos Cabús, a colonoscopia deve ser realizada em pacientes com idade entre 50 e 75 anos ou, antes, quando há histórico de câncer de colorretal na família ou em casos de sangramento retal.

Os exames realizados na Santa Casa de Maceió contarão com a participação de profissionais que atuam em hospitais como o Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa e Hospital das Clínicas. O grupo estará em Maceió para participar também do Simpósio Internacional de Endoscopia, que ocorrerá após o mutirão, nos dias 10 e 11 de abril, no Hotel Jatiúca.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos