Hospital Universitário terá mutirão de prevenção do câncer colorretal esta semana

AssessoriaDra. Aline Apel e profissionais do Ambulatório de Proctologia envolvidos no mutirão de prevenção do câncer colorretal

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) cederá sua estrutura física e profissionais para a realização da segunda edição no país do Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal, iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) que tem por objetivo alertar à população para este tipo de câncer, o segundo com mais incidência no mundo e com elevada taxa de mortalidade.

O mutirão acontecerá no Ambulatório de Proctologia do HUPAA, onde serão realizados exames de colonoscopia num grupo de pessoas com indicação para prevenção, com idade acima de 50 anos e que têm dificuldades de acesso ao procedimento pelo SUS. Os pacientes, a maioria residente do interior do Estado e de baixa renda, foram pré-selecionados para a atividade. Segundo explica a proctologista Aline Apel, serão realizados 40 colonoscopias na quarta e quinta-feira desta semana. O exame, segundo a médica, tem duração entre 20 e 30 minutos e é realizado com o paciente sob sedação, monitorado por um anestesista.

“A população entre 50 e 75 anos precisa ficar alerta para alterações no organismo que podem ser sintomas da doença e também solicitar ao médico o exame de colonoscopia” explica a Dra. Aline. A médica recomenda uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular como comportamentos para prevenir o câncer colorretal. O Ambulatório de Proctologia realiza as colonoscopias três dias na semana. Este ano, já foram feitos quase 200 exames em pacientes do hospital e encaminhados por outras unidades.

O câncer colorretal pode ser diagnosticada através da presença de sangue nas fezes, dor e cólicas abdominais frequentes com mais de 30 dias de duração, alteração repentina no ritmo intestinal, emagrecimento rápido, alem de anemia e fadiga.

O mutirão da Sobed no HUPAA terá início às 8 horas. A iniciativa acontecerá simultaneamente nos hospitais Hélvio Auto, Hospital do Açúcar e Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A primeira edição do mutirão de prevenção de câncer colorretal foi realizada no Hospital Universitário da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP).

Fonte: Ascom HUPAA

Veja Mais