06/04/2015 11h04 - Atualizado em 06/04/2015 11h04

Campus da Ufal em Arapiraca deve ganhar curso de medicina até 2016

Início das aulas pode ocorrer ainda no segundo semestre desse ano.
Curso vai ofertar 60 vagas por ano; ação é fruto do programa Mais Médicos.

Do G1 AL

O campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deve receber o curso de medicina até o ano que vem. A informação foi confirmada pelo pró-reitor de graduação da instituição, Amauri Barros, nesta segunda-feira (6). Segundo ele, a medida é fruto de ações do programa federal Mais Médicos.

“A nossa pretensão é começar as aulas em agosto deste ano, pois já estamos preparando tudo. Mas o início do curso depende do MEC [Ministério da Educação], então pode acontecer ainda esse ano ou em 2016. O reitor Eurico Lôbo vai estar viajando amanhã para Brasília para tratar do assunto”, disse Barros.

De acordo com Barros, no município, o curso vai oferecer 60 vagas por ano, sendo 30 por semestre, distribuídas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São Miguel dos Campos
Na última quinta-feira (2), o município alagoano de São Miguel dos Campos foi uma das 22 cidades brasileiras pré-selecionadas pelo MEC para receber novos cursos de medicina em instituições particulares por meio do programa Mais médicos.

De acordo com o MEC, técnicos visitarão as cidades pré-selecionadas entre 11 de maio e 26 de junho. O objetivo, segundo a pasta, é verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o “mínimo necessário” para que as atividades práticas do curso de medicina possam ser exercidas.

veja também