04/08/2015 05h13 - Atualizado em 04/08/2015 09h37

HU terá mutirão para cirurgias gratuitas de catarata em Maceió

Pessoas com mais de 50 anos e dificuldades na visão podem se inscrever.
Procedimento e exames serão realizados pelo SUS no próprio hospital.

Do G1 AL

Cirurgias de catarata foram realizadas em carreta adaptada: seis pacientes eram operados por vez em Condeúba (BA) (Foto: Adriano Oliveira/G1)Cirurgias de catarata são rápidas e o paciente
costuma ser liberado no mesmo dia
(Foto: Adriano Oliveira/G1)

Idosos diagnosticados com catarata e adultos, que desconfiem ter a doença que causa cegueira, poderão participar de um mutirão cirúrgico que será realizado no Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário (HU), em Maceió. Interessados passarão por uma triagem.

Inicialmente, a triagem estava marcada para acontecer no próximo sábado (8), mas devido à impossibilidade do laboratório fazer os exames pré-operatórios, ela foi adiada. A assessoria de comunicação do HU informou que haverá o mutirão, mas ainda não há uma nova data para acontecer.

A cirurgia será realizada no próprio hospital e são gratuitas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela acontecerá após a triagem para diagnóstico e encaminhamento para os exames pré-cirúrgicos.

Podem participar da seletiva pessoas com mais de 50 anos, que estejam portando identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Cerca de 10 oftalmologistas residentes e cinco médicos do ambulatório do Hospital farão os atendimentos.

A catarata é uma doença no olho que causa cegueira mas tem tratamento e é reversível. A doença embaça a lente natural do olho, chamada de cristalino, e deixa a visão borrada, embaçada e causa dificuldade para enxergar, principalmente à noite.

Os oftalmologistas esclarecem que não existem medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que melhorem ou previnam o surgimento da catarata e que a única possibilidade de curar a doença é com a cirurgia, por isso, todo paciente com catarata possui indicação para fazer a operação.

tópicos:
veja também