Geral

Prefeitura de Penedo, Governo de Alagoas e Ufal discutem realização do 5º Festival de Cinema Universitário

07/08/2015

Atrativos turísticos de Penedo devem ganhar mais força com diretrizes do Plano Municipal (Foto: Wesley Menegari)

Penedo respira arte em seus quatro cantos. No final da década de 70, para o início de 80, uma clara demonstração, um importante festival de cinema ocorria na mais moderna sala de projeção da 7ª arte do Nordeste, o Cine São Francisco.

Por falta de apoio, o festival mudou-se para Gramado. Mas, com a retomada do Festival Universitário, idealizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Prefeitura de Penedo, a cinema foi retomado na cidade.

Em audiência solicitada pelo prefeito Marcius Beltrão, com o governador de Alagoas, que ocorreu no Palácio República dos Palmares, onde participaram o reitor da Ufal Eurico Lôbo, a vice-reitora Rachel Rocha, o coordenador-geral do Festival de Cinema Universitário, Sérgio Onofre. E ainda, a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas e o secretário de Cultura de Penedo, Hugo Menezes, Renan Filho garantiu total apoio para que seja realizado o 5º Festival de Cinema Universitário de Penedo.

Também durante a audiência, o chefe do Executivo estadual sinalizou que vai apoiar para que Penedo possa sediar a 9ª Edição do Festival Brasileiro de Cinema, já definido para ocorrer em 2016, simultaneamente ao universitário, em sua 6ª Edição.

“Penedo deu uma grande parcela de contribuição para a divulgação do cinema nacional no passado. Graças ao trabalho incansável do professor Pedro Onofre, voltamos ao cenário nacional depois de 30 anos, com o festival universitário. E agora, com o engajamento de todos, Penedo vai voltar de vez a sediar grandes festivais. Levaram o que era de Penedo. Mas, estamos trazendo de volta”, garantiu o prefeito Marcius Beltrão.

Para o coordenador do festival universitário, o professor Sérgio Onofre, a realização do festival nacional seria um passo muito grande. E essa parceria, Governo do Estado, Prefeitura de Penedo e Ufal, vai contribuir muito para a realização de um mais grande evento de sucesso. “O Festival Brasileiro seria um passo muito grande para a Ufal assumir sozinha. Esse apoio, foi fundamental para consolidarmos a vinda desse evento para Alagoas. Não tínhamos como assumir esse projeto e ele só será possível com participação efetiva de todos”, declarou o coordenador.

A Prefeitura de Penedo é uma grande parceira do evento universitário, desde o seu primeiro ano. A 5ª edição vai ocorrer entre os dias 3 e 7 de novembro de 2015, na cidade histórica de Penedo, Baixo São Francisco alagoano.