11/02/2015 19h16 - Atualizado em 13/02/2015 22h25

Bolsistas têm atividades suspensas na Ufal até pagamento de benefícios

Estudantes realizaram um ato nesta quarta-feira cobrando pagamento.
Pró-reitoria Estudantil afirma que pagamento depende de repasse do MEC.

Do G1 AL

Bolsistas se reuniram com representantes da Pró-reitoria Estudantil da Ufal (Foto: Pedro Neto/Arquivo Pessoal)Bolsistas se reuniram com representantes da
Proest (Foto: Pedro Neto/Arquivo Pessoal)

A Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Proest) informou por meio de nota ao G1, nesta quarta-feira (11), que suspendeu todas as atividades dos estudantes bolsistas da instituição.

De acordo com Ruth Vasconcelos,
Coordenadora de Política Estudantil da Proest, o pedido para que as atividades fossem suspensas partiu dos próprios estudantes, que realizaram um ato nesta manhã para cobrar a regularização.

"Estamos aguardando que o MEC [Ministério da Educação] faça o repasse para honrarmos o nosso compromisso atendendo às demandas de assistência aos estudantes. (...) Temos o maior interesse que eles permanecam estudando e concluam sua formação universitária", diz trecho da nota encaminhada pela coordenadora (leia o texto na íntegra ao fim do texto).

Segundo os bolsistas, cerca de 1,3 mil estudantes que trabalham em setores da Ufal ainda não receberam. "Os representantes alegam que não há previsão para o nosso pagamento, porque o recurso que eles recebem do governo é o mesmo todos os anos e, em contrapartida, a cada novo Enem, mais alunos de outros estados vêm para cá e precisam de assistência, então não tem recurso para todos”, conta o bolsista Pedro Neto.

Ainda de acordo com o estudante, além do atraso no pagamento, os alunos também cobram outros direitos.

"Nossa reivindicação é também por bolsas sem contrapartida, coisa que em muitas universidades já acontece. Além de férias de acordo com o calendário acadêmico e também o aumento no valor da bolsa, que há muito tempo é R$ 400 e, enquanto tudo aumenta, o nosso dinheiro continua o mesmo".

Leia a nota da PROEST na íntegra:

A PROEST, Pró-reitoria Estudantil tem como foco prioritário o atendimento aos estudantes com perfil sócio econômico que os põem em situação de vulnerabilidade  e risco social, precisando assim do apoio institucional para conseguir realizar seus estudos na UFAL.

Nos últimos cinco anos a PROEST garantiu o aumento do valor da bolsa e a ampliação do número dos beneficiários, sendo este um compromisso institucional em consonância com o que reza o Plano Nacional de Assistência Estudantil. No último ano não foi possível o aumento da bolsa em função da ampliação do número de estudantes ingressos na UFAL e que precisavam de apoio institucional com a bolsa, sendo esta uma condição imprescindível para sua permanência na universidade.

Somos absolutamente sensíveis às demandas dos estudantes e trabalhamos diuturnamemente para assistí-los com programas de Bolsas, de residência, com restaurante universitário, e outros programas de caráter político, cultural e acadêmico, além de ações no campo do esporte.

Os estudantes estiveram na PROEST hoje pela manhã (11 de fevereiro) reivindicando a suspensão de suas atividades até que o pagamento de suas bolsas seja regularizado, A PROEST acatou de imediato essa demanda, considerando que os recursos para pagamento dos bolsistas são do MEC que, até o momento, não fez o repasse para a UFAL. Nesse sentido, estamos aguardando que o MEC faça o repasse para honrarmos o nosso compromisso atendendo as demandas de assistência aos estudantes. Vale ressaltar que esta pró-reitoria reconhece como legítimas e fundamentais das demandas dos estudantes bolsistas, e que temos o maior interesse que eles permanecam estudando e concluam sua formação universitária.

Com relação à contrapartida, estamos trabalhando no sentido de que todos os estudantes bolsistas desenvolvam atividades de cunho acadêmico, em pesquisa e extensão; para tanto criamos um Programa de Ações Interdiscipplinares (PAINTER) onde já vinculamos mais de 600 estudantes nessas atividades.

Não temos previsão de quando o MEC fará este repasse, por isso mesmo, suspendemos as atividades dos bolsistas até que tudo se regularize, o que esperamos que aconteça com a maior brevidade.

Atenciosamente,

Ruth Vasconcelos,