11/02/2015 14h21 - Atualizado em 13/02/2015 22h27

Estudantes da Ufal denunciam atraso em pagamento de bolsas de trabalho

Eles também cobram outros direitos, como aumento no valor dos proventos.
De acordo com a denúncia, cerca de 1,3 mil bolsistas estão sem receber.

Do G1 AL*

Bolsistas se reuniram com representantes da Pró-reitoria Estudantil da Ufal (Foto: Pedro Neto/Arquivo Pessoal)Bolsistas se reuniram com representantes da Pró-reitoria Estudantil da Ufal (Foto: Pedro Neto/Arquivo Pessoal)

Alunos bolsistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) organizaram um ato no campus Maceió, na manhã desta quarta-feira (11), na reitoria da instituição, para cobrar a falta de pagamento do mês de janeiro.

Eles se reuniram com representantes da Pró-reitoria Estudantil da Ufal (Proest) para discutir o atraso. Segundo eles, cerca de 1,3 mil estudantes trabalham em setores da universidade e ainda não receberam.

"Os representantes alegam que não há previsão para o nosso pagamento, porque o recurso que eles recebem do governo é o mesmo todos os anos e, em contrapartida, a cada novo Enem, mais alunos de outros estados vem para cá e precisam de assistência, então não tem recurso para todos”, contou o bolsista Pedro Neto.

A reportagem do G1 entrou em contato com a chefe de assistência estudantil, Ruth Vasconcelos, que informou que o pagamento depende do repasse do Ministério da Educação (MEC) e que não há prazo para isso acontecer.

Ela disse ainda que, a pedido dos representantes dos bolsitas que se reuniram nesta manhã para protestar contra a situação, suspendeu as atividades deles até que o pagamento de suas bolsas seja regularizado. (Leia a nota na íntegra ao fim do texto).

Ainda de acordo com o estudante, além do atraso no pagamento, os alunos também cobram outros direitos. "Nossa reivindicação é também por bolsas sem contrapartida, coisa que em muitas universidades já acontece. Além de férias de acordo com o calendário acadêmico e também o aumento no valor da bolsa, que há muito tempo é R$ 400 e, enquanto tudo aumenta, o nosso dinheiro continua o mesmo".

Leia a nota da PROEST na íntegra:

A PROEST, Pró-reitoria Estudantil tem como foco prioritário o atendimento aos estudantes com perfil sócio econômico que os põem em situação de vulnerabilidade  e risco social, precisando assim do apoio institucional para conseguir realizar seus estudos na UFAL.

Nos últimos cinco anos a PROEST garantiu o aumento do valor da bolsa e a ampliação do número dos beneficiários, sendo este um compromisso institucional em consonância com o que reza o Plano Nacional de Assistência Estudantil. No último ano não foi possível o aumento da bolsa em função da ampliação do número de estudantes ingressos na UFAL e que precisavam de apoio institucional com a bolsa, sendo esta uma condição imprescindível para sua permanência na universidade.

Somos absolutamente sensíveis às demandas dos estudantes e trabalhamos diuturnamemente para assistí-los com programas de Bolsas, de residência, com restaurante universitário, e outros programas de caráter político, cultural e acadêmico, além de ações no campo do esporte.

Os estudantes estiveram na PROEST hoje pela manhã (11 de fevereiro) reivindicando a suspensão de suas atividades até que o pagamento de suas bolsas seja regularizado, A PROEST acatou de imediato essa demanda, considerando que os recursos para pagamento dos bolsistas são do MEC que, até o momento, não fez o repasse para a UFAL. Nesse sentido, estamos aguardando que o MEC faça o repasse para honrarmos o nosso compromisso atendendo as demandas de assistência aos estudantes. Vale ressaltar que esta pró-reitoria reconhece como legítimas e fundamentais das demandas dos estudantes bolsistas, e que temos o maior interesse que eles permanecam estudando e concluam sua formação universitária.

Com relação à contrapartida, estamos trabalhando no sentido de que todos os estudantes bolsistas desenvolvam atividades de cunho acadêmico, em pesquisa e extensão; para tanto criamos um Programa de Ações Interdiscipplinares (PAINTER) onde já vinculamos mais de 600 estudantes nessas atividades.

Não temos previsão de quando o MEC fará este repasse, por isso mesmo, suspendemos as atividades dos bolsistas até que tudo se regularize, o que esperamos que aconteça com a maior brevidade.

Fico a sua disposição para quaisquer esclarecimentos e solicito que coloque na matéria que eu não respondi imediatamente às suas questões porque na UFAL estava faltando luz, o que me impediu de ter acesso ao meu e-mail para atender ao seu pleito.

Atenciosamente,

Ruth Vasconcelos,