15/02/2015 08h59 - Atualizado em 15/02/2015 08h59

Nova tarifa de ônibus em Maceió começa a valer neste domingo

Passagem passa a custar R$ 2,75; aumento foi autorizado pelo prefeito.
SMTT justifica a mudança dizendo que houve aumento nos gastos.

Derek GustavoDo G1 AL

. (Foto: Jonathan Lins/G1)Passagem passa a custar R$ 2,75
neste domingo (15) (Foto: Jonathan Lins/G1)

Andar de ônibus em Maceió ficou mais caro neste domingo (15). O aumento no preço das passagens para R$ 2,75 foi aprovado pelo prefeito Rui Palmeira e publicado no Diário Oficial do Município no início da semana passada.

De acordo com a prefeitura, as empresas de ônibus tinham apresentado a proposta de reajuste da passagem para R$ 2,83, mas o Conselho Municipal de Transportes rejeitou, conforme análise das planilhas técnicas elaboradas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e aprovou o novo valor no dia 28 de janeiro.

De acordo com o superintendente da SMTT, Tácio Melo, o reajuste é justificável devido à alta inflacionária registrada no país e ao aumento nos gastos.

“Houve alta do combustível, da inflação e tributos, salários e planos de saúde dos rodoviários, peças e serviços para manutenção da frota, itens que elevam o custo operacional do sistema. No entanto, Maceió concedeu reajuste menor do que outras capitais”, disse Melo.

Melo explicou ainda que a SMTT ofereceu melhorias no transporte público e isso justifica também o aumento da tarifa. "Reformamos mais de dez terminais de ônibus e vamos reformais mais 16 até o próximo ano, implantamos a faixa azul, temos aplicativos de ônibus onde a população acompanha o trajeto dos ônibus", afirma o superintendente.

Na última quinta-feira (9), estudantes saíram às ruas de Maceió, protestando contra o aumento. Uma das líderes do movimento, a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luciane Araújo, afirmou que os estudantes entregariam ao prefeito um documento, apresentando argumentos contra o aumento.

tópicos: