Com a verba federal reduzida em 33% Ufal anuncia redução de custos

Universidade priorizará o pagamento de bolsas aos estudantes, além de tentar manter as contas em dias

26/02/2015 11:40

A- A+

Na manhã desta quinta-feira, (26), o reitor da Universidade Federal de Alagoas, (Ufal), Eurico Lôbo concedeu uma entrevista coletiva à imprensa para criticar os cortes de 33% do orçamento que é repassado pelo governo federal à instituição. Outro assunto que foi abordado durante a coletiva foram os prejuízos contabilizados pela universidade após os temporais que atingiram a capital alagoana durante este mês.

Todos os meses cerca de R$ 9 milhões são repassados pelo governo federal à Ufal. Valores estes, que servem para custear todos os serviços de luz e água, além de manter em dias a folha de pagamento dos funcionários e estudantes bolsistas e as reformas de infraestrutura da instituição. Com a redução em 33% na verba, o que se preza agora é a redução e economia em todos os setores.

Segundo o reitor, a economia se dará a partir de agora, desde o seu gabinete até os variados setores. Essa atitude adotada será essencial para manter as contas da universidade sem atrasos, além de garantir o repasse de bolsas estudantis a todos os 5 mil estudantes, após estes terem sofrido um atraso nos pagamentos. A normalização dos serviços está prevista para o mês de março, que é quando o Orçamento da União para o exercício de 2015 deverá ser aprovado e entrará em vigor.

Eurico Lôbo também garantiu que o Hospital Universitário, (HU) continuará em pleno funcionamento sem sofrer alterações no atendimento à sociedade alagoana. A única ressalva feita pelo reitor foi na renegociação de contratos que devem ser feitos de forma emergencial pelo HU.

PREJUÍZO DEVIDO ÀS CHUVAS

Com as constantes chuvas ocorridas neste mês, o Campus A.C Simões da Ufal teve um prejuízo estimado em R$ 1 milhão. Para evitar percas maiores, Lôbo anunciou um projeto para a construção de uma subestação elétrica no campus. Ele explicou que a subestação vai atuar como uma forma de prevenção da perca de equipamentos causados pelas constantes quedas de energia.

Primeira Edição © 2011