Preço da cesta básica continua crescendo para morador em Santana do Ipanema

29 jul 2015 - 08:30

Foto: Neno Canuto / Agência Alagoas

Em junho, para adquirir o conjunto de 12 produtos que compõe a cesta básica o santanense teve que pagar cerca de 7 reais a mais. O aumento de 2,76% quando comparado a maio é informado pela nota técnica da pesquisa “Acompanhamento do Custo da Cesta Básica no município de Santana do Ipanema/AL”, realizada por pesquisadores da UFAL.

O acompanhamento leva em consideração os alimentos que compõem a ração essencial mínima: carne, leite integral, feijão, arroz, farinha, tomate, pão francês, café em pó, banana, açúcar, óleo e manteiga. Para comprar esses produtos, era necessário gastar R$ 263,92 em maio, valor que subiu para R$ 271,21 em junho.

Segundo o levantamento realizado, dos 12 produtos, 6 registraram variações positivas, com os quilos do pão francês e da carne subindo, respectivamente, R$ 0,49 e R$ 1,55. A nota técnica explica o maior preço nesses produtos pelos seguintes fatores: “aumento do preço do trigo, uma vez que o mesmo é importado, e o Real continua apresentando desvalorização; queda na produção nacional do cereal e os constantes aumentos das tarifas de água e luz. Enquanto o aumento no preço da carne é explicado pela queda da oferta doméstica em função do aumento das exportações”.

Os outros produtos a terem o preço aumentado no mês passado foram: fruta (banana) (3,86%), óleo (2,11%), café em pó (1,14%) e açúcar (0,61%). Por sua vez, os outros 6 produtos registraram variações negativas: manteiga (7,00%), feijão (6,57%), farinha (5,94%), legumes (tomate) (3,92%), leite integral (2,00%) e arroz (1,30%).

Assim, houve redução no poder de compra do trabalhador remunerado, levando em consideração o rendimento médio líquido – deduzida a contribuição à Previdência Social. Dos R$ 724,96 recebidos, 37,41% seriam gastos com os produtos da cesta básica em junho, ante 36,41% do mês anterior. O tempo necessário para este trabalhador adquirir a cesta básica subiu de 73 horas e 41 minutos para 75 horas e 43 minutos.

A nota técnica informa ainda que o desembolso para sustento mensal médio, levando em conta uma família com quatro pessoas (dois adultos e duas crianças), estaria 3,25% acima do salário mínimo bruto (R$ 788,00), sendo de R$ 813,63. Ou seja, a família terminaria com saldo negativo de R$ 25,61 ao final do mês caso consumisse o necessário.

O custo da cesta básica santanense acumulou um aumento de 9,91% no primeiro semestre de 2015, percentual acima da inflação oficial medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), que para o mesmo período registrou 6,17%.

PROJETO

Coordenado pelo professor Fabrício Rios, o projeto “Acompanhamento do Custo da Cesta Básica no município de Santana do Ipanema/AL” é desenvolvido desde dezembro do ano passado. Colaboram 5 professores e 12 estudantes de Economia e Ciências Contábeis da unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), através do Programa de Ações Interdisciplinares (PAINTER).

Por Anderson Santos/UFAL Santana do Ipanema