01/07/2015 10h57 - Atualizado em 01/07/2015 18h39

Bolsistas da Ufal fazem mobilização para cobrar pagamento atrasado

Estudantes bloquearam entrada da universidade, depois foram para reitoria.
Eles falam que pagamento do mês de maio está atrasado.

Carolina SanchesDo G1 AL

Estudantes bolsistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se mobilizam, na manhã desta quarta-feira (1º), para cobrar o pagamento do mês de maio. Eles fizeram um ato em frente ao campus em Maceió e, em seguida, foram para a reitoria, onde aguardam serem recebidos pelo pró-reitor estudantil, Pedro Nelson.

Os manifestantes falam que cerca de 1,3 mil estudantes trabalham em setores da universidade e ainda não receberam. Eles reclamam que a universidade não deu nenhuma justificativa para o atraso no pagamento.

“Ficamos sabendo pela imprensa que o reitor comunicou que os bolsistas não iriam receber porque o MEC [Ministério da Educação] não repassou o dinheiro, mas isso não foi informado aos estudantes”, diz a bolsista Núbia Mota, que cursa História e recebe uma bolsa de pesquisa.

Núbia fala que muitos alunos dependem do valor que recebem da bolsa para se manter na universidade. “Só na área que atuo são 400 estudantes que dependem da bolsa. E muitos usam para manter alimentação, aluguel e outros gastos. Se esse dinheiro falta pode comprometer a vida acadêmica”, reclama.

A estudante Veridiane Ferreira, que também é bolsista, diz que os estudantes só vão deixar o local quando forem recebidos pelo pró-reitor estudantil. “Vamos sair somente com uma resposta concreta sobre essa pendência”, afirma.

Com faixas, dezenas de bolsistas reinvindicam que bolsas sejam pagas (Foto: Arquivo Pessoal/ Cléverton Silva)Com faixas, bolsistas bloquearam entrada da universidade (Foto: Arquivo Pessoal/ Cléverton Silva)

Ufal diz que MEC não fez repasse
No final de junho, a Ufal informou, por meio de nota, que o pagamento de bolsas da graduação e da pós-graduação estava suspenso. O motivo, segundo a universidade, foi a falta de repasse de verbas do Ministério da Educação (MEC).

Segundo a nota, o MEC não tem repassado os valores devidos desde o início do ano e o último repasse, que ocorreu em maio, foi só de 30% do valor total, que é de R$ 10 milhões.

tópicos: