13/07/2015 15h12 - Atualizado em 13/07/2015 17h45

Ebserh libera mais de R$ 450 mil para Hospital Universitário de Alagoas

Dinheiro faz parte de programa nacional para reestruturação dos hospitais.
HUPAA e mais outros quatro hospitais federais foram beneficiados.

Do G1 AL

Hospital Universitário em Alagoas (Foto: Jonathan Lins/G1)HUPAA está entre os cinco hospitais federais que
receberam verba (Foto: Jonathan Lins/G1)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou, nesta segunda-feira (13), que liberou R$ 8,4 milhões para cinco hospitais universitários federais, entre eles está o Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), localizado em Maceió. O hospital recebeu R$ 455 mil desse montante.

A Ebserh afirma que a iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), e faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O dinheiro é destinado ao financiamento da aquisição de insumos e medicamentos das unidades, ajudando no funcionamento dos locais.

Além do HUPAA, mais quatro hospitais federais foram beneficiados, entre eles estão o Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES) da Universidade Federal do Maranhão (HUPES-UFBA), que recebeu R$ 2,1 milhões, o Hospital Universitário do Maranhão (HU), que recebeu R$ 3,7 milhões, o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com R$ 82 mil e o Hospital Universitário Getúlio Vargas, com R$ 2 milhões.

Os créditos orçamentários serão liberados para as unidades em uma parcela única, e mediante a liquidação dos empenhos emitidos à conta dos créditos descentralizados. O monitoramento da execução será realizado pelas Diretorias da Ebserh.

Convocação
A Ebserh informou ainda a convocação de 648 profissionais aprovados em concursos públicos da instituição, dentre eles, 48 pessoas, sendo 16 médicos e três enfermeiros, serão encaminhados para o HUPAA. A decisão também foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira a lista de convocados aqui.

Além do hospital universitário de Alagoas, 211 profissionais foram convocados para o Hospital das Clínicas (HC), em Minas Gerais, 120 para a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, no Ceará, 76 para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) e 92 para o Hospital Universitário de Brasília (HUB).

tópicos: