Calendário acadêmico da Ufal está suspenso durante a greve

A decisão foi aprovada pelo Consuni, só irão funcionar ar atividades consideradas essenciais

Consuni As atividades acadêmicas da Ufal estão suspensas durante o período da greve dos docentes da instituição é o que registra a Resolução de nº 32, emitida pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo de deliberação da Ufal. A aprovação se deu por ampla maioria, na sessão ordinária mensal do órgão, ocorrida nesta segunda-feira (8). Na mesma sessão foi apresentado o informe do Comando Local de Greve (CLG) da Adufal sobre a caracterização das atividades essenciais durante a greve.

O assunto foi incluído na pauta do dia, por solicitação do CLG/Adufal em virtude da greve deflagrada pela categoria docente, desde o dia 28 de maio. No ofício enviado ao Consuni, o CLG/Adufal expôs sobre a necessidade de se suspender as atividades acadêmicas para que a um só tempo fossem assegurados o direito dos docentes à greve – como manda a Constituição Federal – e o direito dos alunos à reposição das aulas, após o término do movimento.

Na resolução emitida, o Consuni levou em consideração o princípio acadêmico da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a importância do cumprimento integral dos Planos de Trabalho das atividades acadêmicas.

Um dos principais argumentos levantados pelos presentes na sessão do Consuni – estudantes, técnicos e docentes – foi a necessidade de a Ufal criar condições isonômicas para o desenvolvimento do semestre letivo de 2015 e sua respectiva retomada, com as devidas adequações e garantia de qualidade, após o encerramento da greve. “Nossa preocupação é não penalizar estudantes por conta de possíveis resistências de alguns colegas que, por ventura. não respeitem a deliberação da categoria”, disse o diretor de política sindical da Adufal professor Antônio Passos,

Para o CLG, é muito importante que se preserve os estudantes ante as decisões individuais de alguns docentes manterem as aulas e outras atividades que não estejam caracterizadas como essenciais, colocando os alunos em incômoda situação. “Sobretudo aqueles que dependem de transportes mantidos por prefeituras de outras cidades que não aquelas onde estão os campi da Ufal e aqueles que não têm justificativa para acesso ao Restaurante Universitário”, observou o professor Tiago Leandro (Zurck), do Centro de Educação (Cedu), 2º vice-presidente da Regional Nordeste III do Andes_SN.

Tiago Leandro (Zurck) também alertou para o fato de que a manutenção de atividades durante a greve aumenta a insegurança nos campi, colocando em risco a permanência de pessoas em espaços isolados e esvaziados.

Atividades mantidas durante a greve –  As atividades essenciais deverão ser mantidas, levando em consideração  o informe emitido pelo CLG/Adufal que caracteriza do que é considerado atividade, essencial durante a greve (veja abaixo o documento, na íntegra). As excepcionalidades deverão ser encaminhadas pelas Unidades Acadêmicas – devidamente caracterizadas e justificadas – para avaliação do CLG, pelo email contato@adufal.org.br

Comissão do Consuni para essenciais – Para fazer o acompanhamento das atividades de caráter essencial, que não podem ser interrompidas, o Consuni designou comissão composta pela conselheira Ruth Vasconcelos Lopes Ferreira e os conselheiros Tiago Leandro da Cruz Neto (Tiago Zurck), Jeamerson dos Santos, Davi Menezes Fonseca, Luciano Henrique da Silva Amorim e Carlos David França Santos.

Fonte: Lúcia Rocha/Sintufal

Veja Mais