10/06/2015 18h25 - Atualizado em 10/06/2015 18h26

Inscrições para o Festival de Cinema Universitário de Alagoas estão abertas

Estudantes universitários podem enviar películas para Mostra Competitiva.
Além de filmes, serão aceitos também análises e artigos acadêmicos.

Do G1 AL

Interessados em participar do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, organizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), têm menos de duas semanas para se inscrever para a  Mostra Competitiva de filmes em curta-metragem ou para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

O prazo foi aberto no dia 18 de maio e termina no dia 19 de junho. O evento, que neste ano homenageará o ator alagoano Jofre Soares, tem previsão de realização nos dias 3 a 7 de novembro, na cidade histórica de Penedo, região do baixo São Francisco, em Alagoas.

Os filmes da seleção devem ter duração máxima de 25 minutos, incluindo os créditos, com ano de produção a partir de 2013. Os curtas não podem ter sido produzidos ou coproduzidos por emissoras de televisão ou associações afins.

Os proponentes podem ser estudantes, professores e demais servidores técnico-administrativos de Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas Técnicas de Cinema, públicas ou privadas, de todo o país. Além disso, devem ocupar uma das seguintes funções na produção: roteirista, diretor, produtor executivo, montador, diretor de arte ou diretor de fotografia.

Assim como na última edição, as inscrições serão feitas por meio da plataforma de postagem Festhome.

No ato da inscrição, o proponente deve enviar, em formato JPG ou PDF, três fotos de cena do filme, cartaz e foto do diretor; filmografia do proponente ou do diretor; e documento que comprove o vínculo com a IES ou Escola Técnica de Cinema.

Já os trabalhos acadêmicos monográficos podem ser inscritos nas modalidades Resumo Expandido ou Artigo. Cada trabalho pode ter até três autores e cada participante pode inscrever, no máximo, dois trabalhos. As propostas selecionadas serão apresentadas no 5º Encontro de Cinema Alagoano, dentro do Festival.

Para esta modalidade, os artigos devem ser enviados em formato PDF, junto ao formulário de inscrição, para o e-mail festivaldecinema.al@gmail.com. Todos os critérios de submissão dos trabalhos acadêmicos podem ser encontrados no site do Festival.

O resultado tanto da apresentação de trabalhos acadêmicos como da mostra competitiva de filmes será divulgado a partir de 26 de agosto.

tópicos: