Ufal é destaque negativo no ranking das melhores da América Latina

Estudo levou em consideração produtividade, impacto dos estudos, presença online, proporção de professores com PhD e reputação acadêmica e dos funcionários

11/06/2015 08:01

A- A+

Redação com iG - Último Segundo

Levantamentos do instituto Quacquarelli Symonds, (QS), divulgado na quinta-feira, (10), mostra o ranking das universidades públicas na América Latina.

O QS é uma renomada empresa britânica especializada em avaliação educacional. Realizado desde 2011, o ranking leva em consideração indicadores como produtividade, impacto dos estudos, presença online, proporção de professores com PhD e reputação acadêmica e dos funcionários.

Em Alagoas o destaque negativo ficou por conta da Universidade Federal de Alagoas, (Ufal), que desde o ano de 2013, se mantém na 201ª colocação. Anteriormente sua colocação era 171ª.

Entre as universidades brasileiras melhores pontuadas estão a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Universidade de São Paulo (USP) voltou a liderar o ranking das melhores universidades brasileira, segunda da América Latina, sendo seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na 5ª colocação ficou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), em 8º ficou a Unesp ficou e em 10° lugar ficou a Universidade de Brasília (UnB).

Como em anos anteriores, o Brasil continua a dominar o ranking, com 17 instituições entre as 50 melhores. Um comunicado da QS ressaltou o desempenho "particularmente impressionante" da Universidade de Brasília, que saltou sete posições no ranking deste ano.

Produtividade

O instituto também deu destaque para o fato de nove entre as 10 melhores instituições no quesito produtividade, ou seja, estudos publicados.

No entanto, o Brasil teve um desempenho inexpressivo no que concerne o impacto dessas investigações, que diz respeito ao número de vezes que esses estudos foram citados por outros papers.

Primeira Edição © 2011