Ufal recruta 80 voluntários para pesquisa sobre sono

Ascom UfalUniversidade Federal de Alagoas (Ufal)

Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Você desperta pela manhã ainda cansado? Sente que as emoções têm afetado seus estudos ou trabalho? Tem andado muito distraído, esquecendo dos detalhes e se atrapalhando com as tarefas do dia a dia? Muitas perguntas, não? Pois é. Mas, ainda tem mais uma: você tem de 40 a 59 anos de idade e interesse de participar de uma pesquisa sobre sono? Então, fique atento às informações a seguir!

Perguntas como estas e outras serão utilizadas para avaliação e discussão no estudo realizado pelo Laboratório de Eletrofisiologia e Metabolismo Celular do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que está oferecendo 80 vagas. Além da avaliação do ciclo sono-vigília também aplicaremos testes de memória e atenção. Para participar é necessário ter pelo menos o ensino médio completo e não precisa ter queixas de distúrbio de sono.

Para a pesquisadora Luciane de Souza, coordenadora do estudo, o diferencial dessa pesquisa em relação a outras do mesmo segmento é que acontece no ambiente natural do indivíduo. “O sono do indivíduo será monitorado durante 10 dias em sua própria casa por meio de um aparelho do tamanho de um relógio. Além disso, o voluntário responderá a vários questionários que informarão à pesquisadora quais são os hábitos que podem interferir com a qualidade do seu sono”, explica.

A pesquisa, ainda, busca estabelecer uma relação entre a qualidade do sono, atenção e a memória operacional ou do trabalho, que é responsável pela prática de várias atividades cognitivas. Confira mais informações pela fanpage do projeto ou envie e-mail para: profa.luciane.sleepgroup@gmail.com pesquisa.do.sono@gmail.com. Podem, ainda, entrar em contato com a pesquisadora por meio do telefone (82) 8115-6444.

Fonte: Ascom/UFAL

Veja Mais