Ufal e USP criam primeiro curso de Dados Abertos Conectados do Brasil

Por Ascom/Ufal 07/05/2015 09h09
Ufal e USP criam primeiro curso de Dados Abertos Conectados do Brasil
Professores Seiji Isotani e Ig Bittencourt.
A Escola de Políticas Públicas, por meio da plataforma on-line, está com inscrições abertas para o curso Dados Abertos Conectados do Brasil. O projeto foi criado e será ministrado pelos professores Ig Ibert Bittencourt, do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas, e Seiji Isotani, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP).

O curso atende às demandas criadas pela Lei de Acesso à Informação, que determina a disponibilização de dados governamentais para que possam ser consultados abertamente por todos os cidadãos. "O problema é que são muitas informações, tornando complexa a leitura e análise desses dados. O curso orienta como consultá-los, o que procurar, e outras dicas importantes para que as pessoas possam entender as informações disponíveis", explicou Ig Bittencourt.

Segundo os organizadores do curso, a área de dados abertos e dados abertos conectados está recebendo grande atenção tanto pela comunidade governamental, que possui uma grande quantidade de dados, quanto pela comunidade de desenvolvedores profissionais, que possui interesse em utilizar estes dados para gerar aplicativos de alto impacto econômico e social. "A segunda parte do curso sobre Dados Abertos visa capacitar gestores públicos, possibilitando que estes compreendam o assunto e atuem, de forma proativa, na abertura de dados governamentais", definiram os organizadores.

Realização

Este curso é realizado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias na Web (CeWeb.br). É também uma continuação do curso Publicação de dados em formato aberto, que compõe o Projeto de Cooperação Técnica entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Controladoria Geral da União (CGU), e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), por meio do Escritório Brasileiro do W3C, denominado Política Brasileira de Acesso a Informações Públicas: garantia democrática do direito a informação, transparência e participação cidadã.

Mais informações no site http://www.ep.org.br

Sobre os professores

Seiji Isotani é pesquisador, inventor, empreendedor e professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Tem bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (IME-USP). Seiji Isotani concluiu seu doutorado na área de Engenharia de Ontologias e Web Semântica, na Osaka University, Japão. Realizou seu pós-doutorado na Carnegie Mellon University, EUA, onde foi contratado e permaneceu no quadro docente (Faculty) até 2011.

O pesquisador tem experiência na área de ensino, Ciência da Computação, desenvolvimento de software e transferência de tecnologia, com ênfase em sistemas colaborativos e sistemas educacionais semânticos. Junto ao W3C [World Wide Web Consortium] tem trabalhado em projetos de pesquisa e extensão relacionados a criação de um ecossistema para produção e consumo de dados abertos.

É fundador e atual co-coordenador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (Caed) e realiza pesquisas em ontologias, open linked data, web semântica, sistemas tutores inteligentes, aprendizagem colaborativa e mineração de dados educacionais. Também é co-fundador da Empresa MeuTutor que desenvolve tecnologias semânticas para a Educação e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.

Ig Ibert

É graduado em Análise de Sistemas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió, com mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Ufal, doutorado em Ciência da Computação pela UFCG e pós-doutorado pela Unicamp. Atualmente é professor do Instituto de Computação da Ufal, bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, consultor do W3C e membro da Sociedade Brasileira de Computação e Association of Computing Machinery. Trabalha em conjunto com o W3C para a definição de boas práticas de dados e vocabulários relacionados à qualidade dos dados na web e ao uso desses dados nesse ambiente.

Foi professor visitante no Research Group Data and Web Science da Universidade de Mannheim, é um dos fundadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e atua como Vice-coordenador da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação. Atua com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Tecnologias Educacionais, Web Semântica e Empreendedorismo Social, onde é um dos fundadores do MeuTutor (empresa que usa tecnologias semânticas na educação) e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.