11/03/2015 10h40 - Atualizado em 11/03/2015 11h24

Bolsistas da Ufal cobram pagamento atrasado do benefício de fevereiro

Eles dizem que foram 'barrados' no RU e que tiveram atividades suspensas.
Mal entendido em nota divulgada causou confusão, explica pró-reitor.

Do G1 AL

Bolsistas reclamam que também do atraso no pagamento da bolsa (Foto: Micaelle Morais/G1)Bolsistas reclamam que também do atraso no
pagamento da bolsa (Foto: Micaelle Morais/G1)

Estudantes bolsistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) denunciam que estão sem receber o pagamento de fevereiro. Alguns deles se reuniram na manhã desta quarta-feira (11), no Centro de Interesse Comunitário (CIC) da instituição, para cobrar uma solução ao problema.

Além de cobrar o pagamento, eles também reclamam que foram impedidos de almoçar no Restaurante Universitário (RU), serviço que lhes era oferecido de graça, porque tiveram as atividades suspensas mais uma vez.

"Foi lançada uma nota no site da Ufal que dizia claramente que os bolsistas não poderiam mais almoçar no restaurante já que as atividades de trabalho foram suspensas pelo atraso no pagamento", contou a estudante Nayane Barros.

Assim como em janeiro, as atividades dos bolsistas foram suspensas até que o pagamento seja realizado, mas eles podem continuar fazendo as refeições no RU, segundo o pró-reitor estudantil da universidade, Pedro Nelson. Ele explica que a confusão aconteceu por uma publicação equivocada no site da Ufal.

"A nota foi postada repetida, é da última vez em que as atividade foram suspensas, quando eles estavam de férias. Já fizemos a retificação da nota e a gratuidade está mantida para eles", explicou ao ressaltar que, após a quitação dos auxílios, os bolsistas voltarão a trabalhar normalmente.

Sobre a falta de pagamento referente ao mês de fevereiro, o pró-reitor afirmou que a situação não está ligada ao corte de 33% feito pelo governo federal na universidade. "A assistência estudantil não foi afetada com o corte. Nenhuma bolsa foi cancelada. O problema do pagamento é devido a um atraso dos recursos repassados pelo MEC [Ministério da Educação]", disse.

Na manhã desta quarta, funcionários do restaurante que não quiseram se identificar afirmaram que, após lançada a nota no site, o almoço dos bolsistas estava suspenso até segunda ordem. Ainda segundo eles, a quantidade de comida produzida no dia foi diminuída em relação aos dias normais.

tópicos: