Penedo sedia a 5ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas

O importante evento sobre à sétima arte já foi incorporado ao calendário brasileiro. Realizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com o patrocínio cultural da Prefeitura de Penedo, entre os dias 3 e 7 de novembro, a histórica Cidade dos Sobrados sedia a 5ª edição do Festival Universitário de Cinema, que tem este ano como o grande homenageado, o ator alagoano Jofre Soares.

O Festival traz como principal atração, a Mostra Competitiva, que exibirá filmes em curta-metragem selecionados no primeiro semestre deste ano. A escolha dos curtas foi realizada pela Comissão de Seleção, formada por Guilherme Sarmiento, professor de cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Ramon Coutinho, representante do Coletivo Urgente de Audiovisual; e Carollini Assis, jornalista, especialista em roteiros para TV e vídeo.

Nesta edição, foram selecionadas 24 produções vindas de diversas partes do Brasil, de 55 filmes inscritos. Todos estão concorrendo aos prêmios: Melhor Filme pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano.

No último dia do evento, o vencedor de cada categoria receberá o troféu Canoa de Tolda – arte inspirada pela embarcação homônima que navegava pelo Rio São Francisco. Antes da entrega dos prêmios, haverá uma homenagem póstuma ao ator Jofre Soares, com a exibição do filme Mr. Abrakadabra.

Festival exibe várias mostras de cinema
A 5ª edição do Festival começará às 19h do dia 3 de novembro com a conferência A expansão do Mercado Audiovisual Brasileiro: FSA, a Lei 12.485 e agentes estatais de mercado, realizada pelo professor de Sociologia da Ufal, Elder Maia. Logo em seguida, terá início a primeira noite de exibição de filmes da Mostra Competitiva.

Durante o evento, haverá a mostra de Cinema Infantil e a mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, que em todas as edições levam estudantes da rede municipal de ensino de Penedo para as exibições no Teatro Sete de Setembro. Ambas ocorrerão de 3 a 5 de novembro, sendo a primeira das 8h30 às 10h30 e a segunda das 14h às 16h.

Durante o Festival, o público presente também poderá prestigiar as exibições da Mostra de Cinema Nacional, sempre a partir das 21h.

No dia 6, às 21h, o público poderá prestigiar a exibição de seis filmes da 5ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano (2014). Os filmes a serem exibidos passaram pela curadoria do produtor da mostra, Rafhael Barbosa. No dia 7, encerrando o ciclo de mostras de cinema, haverá uma sessão de filmes em curta-metragem produzidos em Caxias do Sul-RS, a partir das 14h, no Teatro Sete de Setembro.

Apresentações musicais
Ao final de cada noite, uma banda sobe ao palco para encerrar a programação.

– Dia 4, o artista penedense Lito Di Santi e o arapiraquense Janu.

– Dia 5, a artista Sirleide Silva, melhor intérprete do 6º Festival de Música da Ufal (Femufal). Na sequência, o grupo Malacada encerrará mais um dia de evento.

– Dia 6, Kissia Barros, 3º lugar na categoria de melhor composição do 6º Femufal, e Chau do Pife sobem ao palco.

– Dia 7, a banda Atrito 82 e Vibrações encerram a programação musical da 5ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas.

O homenageado
O grande homenageado deste ano é Jofre Soares (Palmeira dos Índios/AL 1918-1996), ator conhecido por sua atuação no cinema e no teatro brasileiro. Jofre atuou em mais de 100 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para Vidas Secas (1963), Tenda dos Milagres (1969) e Memórias do Cárcere (1983), de Nelson Pereira dos Santos; Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha; Chuvas de Verão (1977) e Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diégues; Gabriela – Cravo e Canela (1983), de Bruno Barreto; Morte e Vida Severina (1977), de Zelito Viana.

Envolvidos com o festival
O Festival é realizado pela Ufal e a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL), com patrocínio da Algás, Prefeitura de Penedo, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). São parceiros do evento a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Secção Alagoas (ABD&C/AL), Way Turismo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Albergue Universitário
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também oferece um espaço totalmente gratuito para os participantes do Festival de Cinema se hospedarem. O histórico prédio Albergue Universitário fica localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto.

SERVIÇO
Festival de Cinema Universitário de Alagoas;
De 3 a 7 de novembro;
Centro Histórico de Penedo/Praça 12 de Abril e Theatro Sete de Setembro;
Horário: Manhã, tarde e noite;
Informações: 3214-1541/ 98849-8131/ 99993-0100;
www.evento.ufal.br/cinema

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos