SBD de Alagoas realiza no sábado mutirão de combate ao câncer da pele

Ilustração{67ed9e3e-8873-41ee-8d23-d4eff25cdfe8}_câncer de pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove no próximo sábado, 7 de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Na ocasião, estima-se que três mil voluntários realizarão consultas, das 9 às 15 horas, em 121 postos de atendimento em 23 estados brasileiros, inclusive em Alagoas, onde os médicos já se mobilizam para a ação. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas no sábado em todo o país. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) mantém a tradição de abrir as portas para a maior campanha médica do mundo, segundo o Guinness World of Records, e colocará à disposição sua estrutura de ambulatórios e pessoal para a ação da SBD. Entretanto, este ano a campanha não ficará concentrada no HUPAA. Pela primeira vez, profissionais da Uncisal também participam do mutirão nacional de atendimento para combater o câncer de pele.
Desde a sua implementação, em 1999 a campanha da SBD atendeu 518.737 pessoas. Para ter acesso ao atendimento, basta comparecer ao HUPAA ou à Uncisal com documentos pessoais e comprovante de rendimento.

As estatísticas confirmam que o câncer da pele é o de maior incidência no país, com mais e 135 mil novos casos ao ano, segundo informa a SBD. Qualquer pessoa que costume se expor sem proteção e de forma prolongada e frequente ao sol, quer por atividades profissionais ou de lazer, é um candidato potencial a desenvolver a doença, sendo que esse risco aumenta quando a pele é clara.
O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.
A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no site da SBD – http://www.sbd.org.br/calculadora-de-risco-de-cancer-da-pele/.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o auto exame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da Instituição. No próximo mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, que visa alertar a população para a prevenção ao câncer da pele. A ação prevê um alerta ao tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 135 mil novos casos ao ano.Encontre aqui um associado da SBD: http://www.sbd.org.br/

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos