06/11/2015 17h54 - Atualizado em 06/11/2015 19h35

Diretora da Faculdade de Serviço Social é eleita nova reitora da Ufal

Valéria Correia somou 51,63% dos votos; Rachel Rocha ficou com 48,37%.
Votação em 2º turno ocorreu na quinta, mas resultado só saiu nesta sexta.

Do G1 AL

Diretora da Faculdade de Serviço Social, Valéria Correia (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Diretora da Faculdade de Serviço Social, Valéria
Correia (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) elegeu, em segundo turno, Valéria Correia como a nova reitora da instituição pelos próximos quatro anos. A diretora da Faculdade de Serviço Social, que teve 51,63% dos votos, tem como vice-reitor o coordenador do curso de História do Campus Sertão, José Vieira.

A votação aconteceu na última quinta-feira (5), mas os votos só começaram a ser contabilizados na manhã desta sexta (6).

A eleita da chapa 1, “Outra Ufal é possível”, disputou voto a voto com a atual vice-reitora Rachel Rocha, da chapa 2, “Seja mais Ufal”, que tinha como candidato a vice José Carlos, diretor do Instituto de Matemática. Eles conseguiram 48,37% dos votos no segundo turno.

De acordo com os dados da apuração, Valéria ficou com 56,71% dos votos dos técnico-administrativos da instituição, e Rachel com 43,29% deles. Dos estudantes, 59,70% votaram na Valéria, e 40,30% na Rachel. Já os professores deram a maior parte dos votos para Rachel, que ficou com 61,50%, enquanto que Valéria somou 38,50%.

Veja no vídeo abaixo a entrevista de Valéria Correia ao Bom Dia Alagoas:

Primeiro turno
No primeiro turno, além dessas duas chapas, outra terceira concorreu à reitoria. A chapa 3, intitulada de “Muda Ufal”, foi representada por Márcio Barboza, presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), e Eliane Cavalcanti, diretora do Campus Arapiraca.

Os números da apuração mostraram que a chapa 2 ficou com 38,23% dos votos, a chapa 1 com 35,44% e a chapa 3 com 26,33%.

A gestão do atual reitor da Ufal, Eurico Lôbo, termina em dezembro deste ano, quando começará a nova gestão, que durará até dezembro de 2019.

tópicos: