01/11/2015 19h43 - Atualizado em 01/11/2015 19h43

Penedo recebe 5ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas

Evento acontece entre os dias 3 a 7 de novembro, no Centro Cultural.
Curtas inscritos concorrerão a prêmios, incluindo o de Melhor Filme.

Do G1 AL

Assim como a última edição, Festival de Cinema Universitário acontece em Penedo. (Foto: Divulgação/ Ufal)Assim como a última edição, Festival de Cinema
Universitário acontece em Penedo
(Foto: Divulgação/ Ufal)

A cidade de Penedo recebe entre os dias 3 a 7 de novembro, a 5ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Serão exibidas 24 produções vindas das cinco regiões do país.

Os curtas concorrerão a três prêmios: Melhor Filme pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano.

Segundo o coordenador do Festival, Sérgio Onofre, as produções para o evento, que vai acontecer no Centro Histórico de Penedo, já estão a todo vapor e com novidade, que a formação do júri popular.

“Já estamos com duas oficinas funcionando, sendo uma em Maceió, para capacitação de técnicos de som, e a outra em Penedo, que trabalha a crítica cinematográfica, que formará o júri popular do festival”, disse Onofre.

Homenagem
Nesta edição, o grande homenageado do Festival é Jofre Soares (1918-1996), ator alagoano conhecido por sua atuação no cinema e no teatro brasileiro que atuou em mais de 100 filmes, entre curtas e longas-metragens, entre destaques o filme Vidas Secas (1963).

A escolha dos curtas foi realizada pela Comissão de Seleção, formada por Guilherme Sarmiento, professor de cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Ramon Coutinho, representante do Coletivo Urgente de Audiovisual; e Carollini Assis, jornalista, especialista em roteiros para TV e vídeo.

Premiação
Na noite de premiação, em 7 de novembro, o vencedor de cada categoria receberá o troféu Canoa de Tolda – arte inspirada pela embarcação homônima que navegava pelo Rio São Francisco. Antes da entrega dos prêmios, haverá uma homenagem póstuma ao ator Jofre Soares, com a exibição do filme Mr. Abrakadabra, seguido por um bate-papo com o diretor José Araripe Júnior.

Outro destaque do evento é o Encontro de Cinema Alagoano, que reúne atividades de caráter acadêmico como minicurso, workshops, diálogos audiovisuais, apresentação de trabalhos acadêmicos e rodas de conversas com os realizadores dos filmes da Mostra Competitiva. Todas as atividades ocorrerão no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CEU) e para participar delas, basta se inscrever com 30 minutos de antecedência.

Todas as noites, o público poderá prestigiar apresentações musicais e no último dia de festival haverá shows da banda Atrito 82 e da Vibrações.

Serviço
O quê: Festival de Cinema Universitário de Alagoas
Quando: De 3 a 7 de novembro
Onde: Centro Histórico de Penedo
Horário: Manhã, tarde e noite
Informações: 3214-1541 / 98849-8131 / 99993-0100 ou pelo site de eventos da ufal (clique aqui para ter acesso)

tópicos:
veja também