Arapiraca recebe 5º Fala Negro a partir desta quarta-feira

Por Assessoria 04/11/2015 17h05
Arapiraca recebe 5º Fala Negro a partir desta quarta-feira
Foto: Ascom/Arapiraca
Ser negro hoje é reafirmar-se como tal todos os dias. Com o intuito de colocar em evidência nossas identidade, valores, religião e costumes afro, Arapiraca está recebendo a partir desta quarta-feira (4) o “V Fala Negro: Imagem e Cotidiano”.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), a abertura se dará na Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro, a partir das 17h30, com credenciamento e conferência com o professor mestre em Sociologia, Cosme Rogério Ferreira, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Batalha.

Ele fará uma explanação sobre a temática central do evento e um debate será realizado com o público presente. Inscrição aqui.

O “V Fala Negro: Imagem e Cotidiano” propõe refletir o dia 20 de novembro, onde se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, visando a questão da imagem, do cotidiano, do trabalho, da cultura, a educação e, por fim, a formação e a aquisição da identidade negra.

Idealizado do Programa de Educação Tutorial (PET), do Núcleo de Estudos do Semiárido Alagoano da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o seminário discute a trajetória histórica do povo negro e sua condição na sociedade brasileira, a possibilitar um contato direto com elementos dessa cultura.

Haverá ainda mesas-redondas e oficinas, compostas por representantes de organizações e estudos sobre a questão afro, de relevância nacional e regional, além de docentes e estudantes da Ufal. O evento segue até a próxima sexta (6) na academia.

Confira a programação completa da 5ª edição do evento:

DIA 04 – CASA DA CULTURA

17h30 – Credenciamento ;
19h30 – Abertura ;
20h - Conferência de Abertura, com o professor mestre em Sociologia, Cosme Rogério Ferreira, no auditório da Casa da Cultura;
21h - Atividade cultural com Som de Luar (Sr. Carranca Café, no primeiro andar da Casa da Cultura) .

DIA 05 – UFAL ARAPIRACA (auditório)

08h30 - Mesa-redonda “Negro: Escritos, Falas e Ressonâncias na Literatura”, com a professora doutoranda em estudos Literários na Ufal, Virginia da Silva Santos, professora mestre Fabiana Gomes e professor mestre Bruno Ribeiro, com mediação do professor doutor da Ufal, Marcelo Marques;
10h - Palestra “Práticas Culturais que Sustentam a Identidade Negra em Alagoas”, com o professor mestre Clébio Araújo, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
12h - Almoço
13h às 17h30 - Grupos de Discussão e Trabalhos
1. O Papel do Negro na Formação do Campesinato Alagoano, com o professor mestre da Ufal, Cícero Albuquerque, e professora mestre da Ufal, Karina Duarte.
2. Saúde da População Negra, com o professor doutor da Ufal e Faculdade de Medicina, Daniel Antunes Freitas, e professor mestre da Ufal, Jarbas Ribeiro.
3. Práticas Culturais, com a professora doutora da Ufal, Maria Ester.

DIA 06 – UFAL ARAPIRACA (auditório)

08h30 - Fala de petianos
10h - Negro, Universidade e Cotas, com a professora doutora da Ufal, Neila Reis, e professor mestre Marcone Tabosa.
12h - Almoço
13h - Exibição e Discussão do Filme "Histórias Cruzadas",com mediação do professor doutorando em estudos Literários na Ufal, Diogo Souza.
13h às 17h30 - Oficinas
1. Oficina de Turbante, com Rouseanny Luiza (Movimento Por Mais Turbantes nas Ruas - Sergipe) e a socióloga pela Ufal, Iara Souza. (ATENÇÃO: para esta oficina, levar um lenço com a metragem de 2 metros por ½ metro; também serão vendidos no local turbantes no valor entre 20 e 25 reais.)
2. Oficina de Tabocas e Estruturas para Pôsteres, com o professor doutor da Ufal, Odair Barbosa de Moraes.
17h30 - Atividade Cultural de Encerramento - Sarau de Poesia e Música Livre, no Sr. Carranca Café, no primeiro andar da Casa da Cultura).