Geral

Programa ‘Na Base da Cultura’ realiza Oficina de produção de acessórios artesanais

12/11/2015
Criatividade e técnica: Resultado das oficinas pode gerar renda para as participantes. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Cultura deu início as atividades do Programa Na Base da Cultura, que propõe o acesso e popularização da cultura nas comunidades do Osman Loureiro, Santa Maria, Selma Bandeira, Carminha, Vergel e Jacintinho. Atividades começaram a mobilizar moradores do Vergel do Lago.

Entre as atividades, um dos destaques é a Oficina de Desenvolvimento de Coleção de Acessórios Artesanais, ministrada por Vanessa Batista, administradora e estudante do curso de Produção de Moda da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e realizada na Base Comunitária do Vergel, todas as quartas-feiras, das 14 às 17h.

De acordo com a professora, a oficina pretende ensinar a produção de bijuterias e acessórios de moda, além de repassar o contexto de criação de acessórios, como tendências de moda e inspirações. “O diferencial da oficina é que as alunas aprendem técnicas de confecção de acessórios através do uso de materiais recicláveis, como papel, garrafa Pet e resina”, destacou Vanessa Batista.

Empolgada com a atividade, a aluna Judite Silva já pensa no futuro de suas criações. “Já estou até pensando no resultado final, que seria um grande desfile aqui no Vergel. Aprender essa arte e depois repassar a técnica será um grande ganho para a nossa comunidade”, disse.

Já Clarisse Rocha, dona de Casa, vê o aprendizado como uma futura fonte de renda para sua família. “Vim aqui para aprender. Tenho muita vontade de saber fazer bolsas e acessórios, para quem saber conseguir uma renda extra para casa”, falou com empolgação a aluna.

O ‘Na Base da Cultura’ também realiza na bases comunitárias oficinas de teatro, artesanato criativo e contação de histórias. A expectativa é atender centenas de crianças, jovens, homens e mulheres nos bairros contemplados.