Cesta básica em Santana do Ipanema segue em queda; hoje custa quase R$ 250

20 out 2015 - 09:05

Houve aumento no poder de compra do trabalhador remunerado, levando em consideração o rendimento médio líquido. Dos R$ 724,96 recebidos, 34,13% seriam gastos com os produtos da cesta básica em setembro.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O valor da cesta básica em Santana do Ipanema atingiu terceira queda consecutiva em setembro. A redução de 2,31% no conjunto de 12 alimentos que compõem a ração mínima representou uma diminuição de quase R$ 6 (R$ 248,86) em relação a agosto, aproximando-se do menor valor do ano, verificado em janeiro (R$ 246,75). Estas informações estão em nota técnica divulgada pela pesquisa “Acompanhamento do Custo da Cesta Básica no município de Santana do Ipanema/AL”, realizada por pesquisadores da UFAL.

Segundo o levantamento realizado, dos 12 produtos, apenas três registraram variações positivas: açúcar (2,96%), café em pó (1,72%) e arroz (1,32%). É o segundo mês seguido de alta do açúcar, com o preço de seu quilo indo de R$ 1,62 em julho para R$ 1,74 em setembro. A nota técnica justifica isso a partir de dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), que aponta os seguintes acontecimentos: contínua diminuição na proporção de matéria-prima destinada à fabricação de açúcar, quando comparada à safra 2014/2015, sendo parte desta direcionada a produção de etanol, já que o valor dos combustíveis vem sofrendo aumentos constantes; e produção voltada para exportação, impulsionada pela valorização do Dólar frente ao Real.

Os demais nove produtos registraram variações negativas, ganhando destaque em seu segundo mês seguido, o tomate, com variação de 7,17%. Segundo os pesquisadores, “essa contínua redução apresentada na região Nordeste e em especial em Santana do Ipanema é proveniente de uma safra de inverno produtiva, ocasionando redução em seu custo, atrelado à grande oferta de tomate industrial (extrato, molho e polpa)”.

Os outros produtos a apresentar variação negativa foram: carne (-0,19%), leite integral (-0,29%), feijão (-1,72%), farinha (-2,08%), pão francês (-4,52%), fruta (banana) (-4,51%), óleo (-2,95%) e manteiga (-2,58%).

Foto: Divulgação

Assim, houve aumento no poder de compra do trabalhador remunerado, levando em consideração o rendimento médio líquido – deduzida a contribuição à Previdência Social. Dos R$ 724,96 recebidos, 34,13% seriam gastos com os produtos da cesta básica em setembro, ante 35,14% do mês anterior. O tempo necessário para este trabalhador adquirir a cesta básica caiu de 71 horas e 07 minutos para 69 horas e 29 minutos.

A nota técnica informa ainda que o desembolso para sustento mensal médio, levando em conta uma família com quatro pessoas (dois adultos e duas crianças), representou 94,74% do salário mínimo bruto (R$ 788,00), estando em R$ 746,58.

PROJETO

Coordenado pelo professor Fabrício Rios, o projeto “Acompanhamento do Custo da Cesta Básica no município de Santana do Ipanema/AL” é desenvolvido desde dezembro do ano passado. Colaboram 5 professores e 12 estudantes de Economia e Ciências Contábeis da unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), através do Programa de Ações Interdisciplinares (PAINTER).

Por Anderson Santos/UFAL Santana do Ipanema