07/10/2015 13h06 - Atualizado em 13/10/2015 11h46

Servidores da Universidade Federal de Alagoas decidem encerrar greve

Por maioria de votos, servidores voltam aos trabalhos na terça-feira (13).
Eles vão compensar o trabalho dentro da carga horária normal.

Michelle FariasDo G1 AL

Servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidiram, durante assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (7), encerrar a greve que durou 133 dias. Por maioria de votos, eles decidiram voltar aos trabalhos na próxima terça-feira (13).

No último dia 22, os servidores aceitaram a proposta apresentada pelo governo federal de reajuste salarial de 10,8%, mas haviam decido manter a greve porque aguardavam posições da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra).

De acordo com a servidora Lenilda Luna, os servidores da Ufal queriam saber se as outras unidades manteriam a greve.

"Não tínhamos mais como manter greve sozinhos. Nós já havíamos aceitado a proposta do governo federal e agora decidimos durante assembleia voltar aos trabalhos", afirma a servidora.

Durante a reunião, os servidores decidiram ainda que vão compensar os dias que passaram em greve dentro da carga horária normal de cada setor.

"Vamos trabalhar mais, só que dentro do nosso horário, não vamos horas extras para compensar. Aí cabe a chefia de cada setor determinar como será essa compensação", afirma Lenilda.

No último dia 24, os professores da Universidade Federal de Alagoas decidiram, mesmo sem acordo de reajuste salarial, pelo fim da greve, iniciada no dia 28 de maio. As aulas foram retomadas na última segunda-feira (5).

tópicos:
veja também