Memorial Pontes de Miranda promove exposição de artefatos indígenas

DivulgaçãoExposição de artigos indígenas

Exposição de artigos indígenas

O Memorial Pontes de Miranda (MPM) do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) promove, no período de 21 de setembro a 29 de outubro, uma exposição de artefatos indígenas com o tema “Memória além da memória: os indígenas antes dos portugueses em Alagoas”. O evento integra a programação da 9ª Primavera de Museus, coordenada nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A abertura oficial acontecerá na quinta-feira (24.09), às 15h, no auditório do Tribunal Pleno do TRT/AL. Como parte da programação, haverá uma mesa-redonda com o tema “Índios do Brasil: história, direito e produção discursiva”, com participação dos professores Michelle Reis de Macedo e Waldimir Maia Leite Neto e do juiz do Trabalho Luiz Carlos Monteiro.

A exposição está sendo realizada em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológico da Ufal (Nepa) e acontece nas dependências do Memorial, que fica no 3º andar do prédio sede do TRT/AL – Av. da Paz, 2076, Centro. O evento é aberto ao público em geral, inclusive escolas e instituições. O MPM funciona de segunda a quinta-feira, das 11h às 16h e às sextas-feiras, das 9h às 13h. Para agendar uma visitação em grupo, basta entrar em contato pelo fone: 2121-8122 ou pelo e-mail mpm@trt19.jus.br.

Diversidade

A Primavera dos Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece todos os anos desde 2007 e conta com a participação de diversas instituições culturais de todo o país. Nesta edição, será trabalhada a temática Museus e Memórias Indígenas, que visa provocar uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.

Fonte: Ascom/TRT19

Veja Mais