Ufal tem inscrições abertas para Projeto Resgatar

A Universidade Federal de Alagoas, por meio do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Faculdade de Medicina, está com inscrições abertas, até a próxima segunda-feira, 7, para o Projeto Resgatar. O Processo Seletivo será realizado em três etapas, sendo a primeira constituída de prova escrita com questões descritivas, de caráter eliminatório e classificatório; a segunda e a terceira terão prova de habilidades e entrevista, ambas classificatórias e eliminatórias.

São 15 vagas distribuídas aleatoriamente entre os cursos de Educação Física, Teatro, Psicologia, Pedagogia, Dança, Serviço Social, Biologia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Terapia Ocupacional, Biomedicina, Fonoaudiologia, Biblioteconomia, Relações Públicas e Jornalismo, exclusivamente para alunos de Ufal. Para efetivar a inscrição, o candidato deverá enviar seu currículo e comprovante de matrícula atualizados para este endereço (https://doity.com.br/inscricoes-projeto-resgatar-2015).

O edital reforça ainda que é de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto do formulário de inscrição, assumindo, portanto, as consequências por quaisquer informações incompatíveis com seus dados pessoais. Além disso, a inscrição implicará na ciência e na subentendida aceitação das normas e condições estabelecidas no edital disponível em anexo no final desta página, às quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

Processo seletivo

Serão submetidos à prova de caráter classificatório e eliminatório, no dia 12 deste mês, todos os candidatos que tenham inscrição confirmada neste processo seletivo. Será na sala 203, Bloco C, do prédio do curso de Enfermagem, no Campus A.C. Simões, em Maceió, às 8h30. A tolerância é de 15 minutos. O resultado final tem previsão de ser divulgado no dia 15, nas redes sociais do projeto e no site.

A prova de habilidades e a entrevista serão feitas no dia 19 no mesmo local da anterior e os candidatos devem chegar às 8h30 com tolerância de até 30 minutos. A prova de habilidade poderá ser realizada em duplas ou trios ou individualmente; já a entrevista será individualmente e versará sobre questões relacionadas à intencionalidade do candidato em participar do projeto.

O resultado final deve ser divulgado no dia 22 de setembro e o início das atividades será no dia 26 do mesmo mês.

Conheça o projeto

Dentro da linha de humanização do Ministério da Saúde foi idealizado o Projeto Resgatar, junto ao Núcleo de Saúde Pública da Ufal. Tem o objetivo de desenvolver atividades de promoção de saúde e discussões acerca de direitos humanos e do usuário do SUS nos setores de Pediatria e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE), visando a promover com os acadêmicos dos cursos da saúde uma formação interdisciplinar, multiprofissional e humanista, em parceria com o centro de estudos da referida instituição.

As atividades ocorrerão semanalmente e os alunos serão divididos em duplas e trios para desenvolver as atividades dentro das enfermarias e no corredor da Pediatria. As ações educativas proporcionarão uma relação humanizada entre os estudantes e os usuários ou acompanhantes dos setores envolvidos, uma vez que exigirá dos acadêmicos esforços para uma assistência de qualidade e consoante com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de integralidade, equidade e universalidade.

Quem for selecionado para participar deve, obrigatoriamente, cumprir 75% das atividades planejadas, aos sábados, das 8h às 12h, no HGE, além das oficinas de formação e planejamento que acontecerão alternadas às sextas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, será no Campus A.C. Simões, em Maceió. O projeto tem duração de quatro a cinco meses e o aluno pode renovar ciclos seguintes, em casos de não ter sido advertido por falta ou pouco compromisso com o projeto.

No decorrer do projeto, a falta em alguma das atividades, sem prévia justificativa plausível, implicará em advertência. O acúmulo de três advertências acarretará em desligamento do projeto.

Fonte: UFAL

Veja Mais