Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Prêmio Prefeito Empreendedor acontece segunda na AMA

Vencedores da etapa Alagoas serão conhecidos na segunda, dia 18

Prefeitos engajados no desenvolvimento dos seus municípios através de Micro e Pequenas Empresas vão concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na próxima segunda-feira (18) na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Nesta 9º edição, Alagoas inscreveu 40 projetos, oriundos de 31 municípios.

Criado em 2001, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor é um instrumento para incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local.

Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, a iniciativa valoriza o trabalho dos gestores, principalmente em um momento de crise.

Os projetos vencedores foram avaliados pela comissão julgadora formada por Renata Fonseca, gerente da UPP do Sebrae em Alagoas, e membros de instituições parceiras do Sebrae, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Maceió), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Os projetos vencedores na Etapa Estadual estarão participando automaticamente das etapas de Pré-Seleção Nacional e Julgamento Nacional.

Etapas e Categorias

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece projetos focados em empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor, sejam elas localizadas em áreas urbanas ou rurais.

A iniciativa é realizada desde 2001, de forma bianual. Para o biênio 2015/2016, serão escolhidos os destaques em oito categorias: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária e Municípios Integrantes do G100. Por não ter nenhum município no G100, grupo que reúne municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica, os projetos alagoanos não vão concorrer nessa categoria.

Podem participar do prêmio prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE). As premiações vão para os gestores que tenham implantado iniciativas com resultados comprovados, mesmo que ainda parciais, de fomento ao surgimento e ao crescimento de pequenos negócios, e à modernização da gestão pública, desde que contribuam para o desenvolvimento econômico e social de seu município.

A premiação conta com etapas estadual e nacional. Os vencedores da etapa estadual serão conhecidos em abril, e recebem um troféu para cada categoria. Os campeões de cada estado disputam a premiação nacional, que anunciará seus vencedores em maio. Como reconhecimento, os melhores do país participarão de uma missão para conhecer uma referência internacional em gestão pública.

Veja Mais