Escola Técnica de Artes da Ufal oferece 48 bolsas para alunos carentes

Por Redação Ascom UFAL 01/04/2016 10h10 Atualizado em 01/04/2016 14h02
Escola Técnica de Artes da Ufal oferece 48 bolsas para alunos carentes
Foto: Ascom UFAL
Estudantes dos cursos técnicos e de extensão da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA), que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, poderão concorrer a 48 bolsas nas modalidades de manutenção acadêmica e auxílios transporte, alimentação e moradia.

O prazo de inscrição será de 4 a 8 de abril, na secretaria da ETA, situada no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde Sinimbu, Centro de Maceió.

O valor da bolsa será R$ 400, pago durante nove meses, de abril a dezembro deste ano. A seleção será realizada por meio da análise socioeconômica, de acordo com documentação exigida nos anexos do Edital 01/2016 e o resultado sairá no dia 13 de abril. A lista vai ser divulgada no mural informativo da ETA, no portal da Ufal, no link Concursos e Editais, e no site da Escola.

De acordo com o Edital 01/2016, o Programa de Bolsa de Manutenção Acadêmica instituído pela ETA segue a mesma política de assistência estudantil executada pela Ufal, baseado nas diretrizes normativas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “A finalidade é propiciar ao aluno técnico e de projetos de extensão da Escola presencial desta IES [Instituição de Ensino Superior], em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a igualdade de oportunidades, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico e age preventivamente nas situações de retenção e evasão escolar, decorrentes da insuficiência de condições financeiras”, aponta o texto.

Para concorrer à bolsa manutenção acadêmica e aos auxílios, o estudante terá de atender cumulativamente os seguintes critérios: estar regularmente matriculado em cursos técnicos ou de extensão presencial da ETA; e estar comprovadamente em situação de renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita, com prioridade para os estudantes que tenham cursado a educação básica em escola pública.