Estudantes lotam exposição do planetário digital no shopping Pátio Maceió

Espaço foi montando no shopping Pátio Maceió nesta quinta-feira em homenagem ao Dia Mundial da Astronomia

90683f730b399de432426b19b8c1c795_L
Estudantes e frequentadores do shopping assistiram a vídeos sobre o sistema solar e fenômenos celestes. Foto: Valdir Rocha

Planetas. Estrelas. Corpos Celestes. A imensidão do universo foi apresentada a diversos estudantes da capital, nesta quinta-feira (7), graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal de Alagoas (Ufal)/Usina Ciência e Shopping Pátio Maceió, que levou ao estabelecimento comercial a exposição do planetário digital. A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial da Astronomia, comemorado nesta sexta-feira (8).

Na ocasião, estudantes e frequentadores do shopping assistiram a dois vídeos sobre o sistema solar e fenômenos celestes. Uma experiência ao mesmo tempo lúdica e educativa, conforme explica Rose Meire Dias, voluntária do Observatório Genival Leite Lima, órgão ligado à Seduc.

“Estamos mostrando um vídeo bem didático e então fazemos uma triagem pelo sistema solar, visitando todos os planetas e depois fazemos uma visualização da Terra como se estivéssemos no espaço”, descreveu Rose.

Pedro Laurentino, diretor do Colégio Mérito, aprovou a iniciativa. Ele trouxe 50 estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental para conhecer o planetário. “Nossa comunidade educacional precisa desta transversalidade de conteúdo para trazer o aprendizado para nossas crianças com mais alusão e divertimento.

A Seduc e a Usina Ciência estão de parabéns por trazer esta iniciativa que integra aprendizado e divertimento”, disse o gestor, cujo colégio está localizado no Benedito Bentes.

Mariana Barbosa, 9 anos, é uma das alunas de Pedro. Ela também aprovou a experiência. “Gostei muito e aprendi sobre os planetas e outras coisas que não sabia. Quero participar outra vez”, falou a menina.

No Cepa – Quem não pôde conferir o planetário no Shopping Pátio, pode visitá-lo no Observatório Genival Leite Lima, no Cepa. As sessões acontecem sempre às quartas-feiras nos horários das 10h, 10h50, 15h, 15h 40, 16h20, 20h e 20h40.

Ana Paula Lins – Agência Alagoas

Jornal Rede Repórter - Click e confira!