Perícia Oficial devolve para Ufal prédio do antigo IML Estácio de Lima

Arquivo Secom-ALPara prédio histórico, Ufal pretende criar projeto de uso.

Para prédio histórico, Ufal pretende criar projeto de uso.

Construído em estilo colonial e com uma das fachadas mais imponentes da capital, o antigo prédio da Faculdade de Medicina onde funcionou o Instituto Médico Legal Estácio de Lima foi devolvido oficialmente pela Perícia oficial do Estado à Universidade Federal de Alagoas. A entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira, 10, após vistoria realizada no prédio por representantes de ambos os órgãos.

A antiga Faculdade de Medicina foi inaugurada em 1951 e por 63 anos, o IML da capital alagoana funcionou no espaço, que pertence ao conjunto de prédios do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Em 2010, o local foi tombado como patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado, e inscrito no livro de Tombo de Edifícios e Monumentos Isolados pela sua relevância histórica e arquitetônica, o que levou a desocupação do imóvel pelo IML.

O perito-geral da Perícia Oficial do Estado de Alagoas Manoel Melo, agradeceu em nome de toda sociedade alagoana e dos servidores da Perícia Forense pelos anos em que foi cedido o prédio histórico daquela instituição para abrigar a primeira unidade de medicina legal do estado.

“A sociedade não poderia esperar outra atitude de uma instituição que é celeiro dos mais altos níveis de conhecimento acerca dos direitos humanos e de busca pela verdade como é a Ufal”, afirmou o perito-geral.

O chefe do IML de Maceió, o médico legista Fernando Marcelo, explicou que antes da entrega foi realizado um mutirão de limpeza na área interna e externa do prédio. O ossuário que existia no local foi desativado e o material foi transferido para a atual sede, após catalogação.

A professora Camila Carvalho da área de anatomia do ICBS, e Paulo Carvalho, gerente da superintendência de infraestrutura da Ufal, foram os representantes da universidade responsáveis pelo recebimento do prédio. Segundo os dois, ainda não há um projeto definido para o local, mas, que em breve haverá novidades para histórico prédio.

Fonte: POAL

Veja Mais